A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) abriu as inscrições para o Vestibular 2020 e para Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe), seu processo seletivo seriado voltado a estudantes do Ensino Médio. As inscrições estarão abertas até 17/11 no site da FAPEC, responsável pelo vestibular.
Também está aberto, até 5/9, o período para solicitar a isenção da taxa da prova, que este ano é de R$ 120. Mesmo os candidatos que forem isentos precisarão, depois da divulgação do resultado, se inscrever no vestibular. Para pedir o benefício é preciso se encaixar em um dos seguintes grupos:
- Ser inscrito no CadÚnico do Governo Federal e possuir renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo
ou
- Ter renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família e ter estudado o Ensino Médio em escolas públicas (ou particular com bolsa integral).
A UFMS oferece 40% de suas vagas pelo vestibular convencional e 20% pelo Passe, que totaliza mais de 3 mil vagas. Dessas, 50% são reservadas pelo Sistema de Cotas para estudantes vindos de escolas públicas. Os outros 40% das vagas da universidade são oferecidos por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).
Provas
A prova do vestibular convencional será aplicada no dia 1º de dezembro, e as provas das três etapas do Passe em 8/12. As provas serão compostas de 60 questões de todas as áreas do conhecimento, além da redação para quem faz a terceira parte do vestibular seriado.
As notas serão divulgadas no site da UFMS em 15/1, mas a primeira chamada só sai no dia 24/1.