A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) decidiu, na manhã desta segunda-feira (11), suspender temporariamente a matrícula dos candidatos aprovados no Vestibular 2012 com entrada prevista para o segundo semestre.
Ainda não há uma nova data para o registro, que ocorreria durante esta semana e foi adiado devido à greve dos servidores técnicos e administrativos.
– UFMG anuncia mudança no cálculo de bônus para o Vestibular 2013
– Galeria: Veja as fotos do vestibular de inverno 2012 da Unesp
O reitor Clélio Campolina comunicou, em entrevista coletiva à imprensa sobre o assunto, que as cerca de 2.800 vagas dos calouros estão asseguradas e que a decisão foi tomada porque o sindicato dos trabalhadores bloqueou o local onde a matrícula seria realizada.
“Tentamos deslocar o procedimento para o Conservatório UFMG, no centro da cidade, mas o sindicato ameaçou fazer o bloqueio lá também”, explicou Campolina. “Adiamos o registro na tentativa de buscar o entendimento com o sindicato e convencê-lo de que essa é uma atividade essencial, além de direito individual de cada estudante aprovado no Vestibular”.
Os aprovados no vestibular com início das aulas previsto para o segundo semestre. Após definidas pela Universidade, as novas datas serão divulgadas em seu portal.
Greve das federais já tem adesão de mais de 51 instituições
A greve dos professores das universidades federais completou mais de 20 dias com adesão de 51 instituições e sem data para terminar.
A principal reivindicação dos docentes é a revisão do plano de carreira. Para o Sindicato, o modelo atual não permite que a categoria evolua ao longo da profissão. O Ministério da Educação considera a greve precipitada, defendendo que há tempo suficiente para reformular a carreira antes que seja fechado o Projeto de Lei Orçamentária para 2013, o que ocorrerá até 31 de agosto.
Com informações da Agência Brasil e da assessoria de imprensa da UFMG
LEIA MAIS:
– Notícias de vestibular e Enem