UFBA abre inscrições para aldeados, quilombolas, trans e refugiados
Candidatos devem ter realizado o Enem 2018, exceto os refugiados, que devem apresentar declaração de conclusão do Ensino Médio
Estão abertas até o dia 23 de janeiro as inscrições para o Vestibular 2019 da Universidade Federal da Bahia (UFBA) voltado aos índios aldeados, quilombolas, pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis) e refugiados. A inscrição é gratuita.
Para concorrer às vagas do processo seletivo os candidatos devem ter realizado as provas do Enem 2018, exceto os refugiados, que devem comprovar que cursaram o Ensino Médio ou equivalente em outro país. Além disso, há exigências específicas para cada categoria de candidatos. Confira:
Quilombolas e aldeados: É necessário apresentar certificado da Fundação Cultural Palmares e da Funai. O candidato também deverá comprovar seu endereço com documento fornecido pela Associação dos Quilombos Remanescentes.
Índio aldeado: Deve apresentar declaração da Funai e documento fornecido pelo Cacique da Aldeia.
Pessoas Trans: A condição deve ser comprovada por meio de documento de autodeclaração de transexuais, transgêneros ou travestis.
Refugiados: Apresentar declaração de situação de vulnerabilidade comprovado mediante visto humanitário permanente ou temporário, emitido pelo Conselho Nacional de Imigração.
Vagas
A universidade está disponibilizando 352 vagas em 88 cursos de graduação em Salvador, Vitória da Conquista e Camaçari.
Os cursos oferecidos são das seguintes modalidades:
Curso de Progressão Linear (CPL) – que pode ser Licenciatura, Bacharelado ou Formação Profissional;
Curso Superior de Tecnologia (CST) – tem duração média de três anos e é voltado à formação de profissionais para atender aos setores da economia em áreas especializadas;
Bacharelado Interdisciplinar (BI) – é destinado à formação geral humanística, científica e artística, com currículos flexíveis e articulados, possibilitando também o aprofundamento num dado campo do conhecimento.
Sisu
A UFBA também oferece vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Serão 4.492 vagas voltadas aos alunos que prestaram o Enem 2018, com reserva de cotas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública ou estudantes com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
As inscrições no Sisu serão abertas na próxima terça-feira (22).