UFABC reservará 40 vagas para pessoas trans pelo Sisu 2020/1
Vinte oportunidades serão destinadas para trans de baixa renda
A Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Paulo, anunciou a oferta de 40 vagas para pessoas transgêneras pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020/1. Metade dessas vagas, vinte oportunidades, serão destinadas para trans de baixa renda.
As novas cotas fazem parte das Ações Afirmativas, que são regras estipuladas pela própria instituição. Além da destinada às pessoas trans, a UFABC oferece 10 vagas para refugiados (independentemente de renda), 10 vagas para refugiados de baixa renda e 104 para pessoas com deficiência (PcD).
A iniciativa não vai modificar a distribuição das demais cotas da universidade. No Sisu 2020/1, a UFABC continuará com 50% das vagas totais reservadas para estudantes de escolas públicas, como sugere a Lei de Cotas. Lembrando que esse percentual conta também com reserva por renda, etnia e pessoas com deficiência.
As inscrições do Sisu 2020 estarão abertas do dia 21 a 24 de janeiro. Para se inscrever, é necessário ter feito o Enem 2019 e ter tirado nota acima de zero na redação. Confira o calendário completo do Sisu primeiro semestre.