Apesar de o segundo dia de provas da 2ª fase do processo seletivo 2012 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) ter sido apontado pelos candidatos como o mais temido, minutos antes de começarem as provas, os estudantes não pareciam nervosos.
– Confira a correção do primeiro dia de provas da 2ª fase da Fuvest 2012
– Primeiro dia da 2ª fase foi considerado difícil
“O problema era começar o vestibular. Depois que você já fez a primeira prova, fica mais tranquilo continuar”, diz a estudante Ligia Rochstein, 18 anos, que está prestando Biologia. Além disso, para os estudantes, o tema da redação (realizada no domingo (8), primeiro dia de provas), considerado menos “filosófico” e mais simples, ajudou a aumentar a segurança entre eles.
A variedade de matérias – hoje, os candidatos fazem a prova com 16 questões de disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio: história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês -, que poderia assustar alguns candidatos, na verdade pareceu ser um fator tranquilizante. “Hoje todo mundo vai se ferrar em alguma matéria”, comenta o estudante João, 18 anos, que está tentando uma vaga no curso de Jornalismo.
Entre os candidatos menos ansiosos, estavam aqueles que fazem a Fuvest para tentar uma segunda graduação. Esses se mostraram os mais tranquilos. “Já passei da fase de sentir pressão com o vestibular”, diz Cláudio Amorim, 33 anos, que trancou o curso de Engenharia Elétrica em uma universidade provada, para tentar entrar no curso de Gestão de Política pública, na USP.
O vestibular da Fuvest termina amanhã (10), quando os candidatos farão a prova de conhecimentos específicos, com 12 questões de duas ou três disciplinas (seis ou quatro questões de cada uma), de acordo com a carreira escolhida.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem