Saiba o que esperar da primeira fase da Unicamp 2026
Selecionamos dicas preciosas de professores para mandar bem nessa etapa
A temporada de vestibulares está aberta, e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) promete, mais uma vez, desafiar os candidatos com uma prova inteligente, interdisciplinar e cheia de atualidades. Se você vai encarar a primeira fase – que acontece no dia 26 de outubro – vem entender com a gente o que te espera e como se preparar do jeito certo para esse domingo decisivo. As dicas são de Heitor Ribeiro, coordenador do Curso Anglo.
Segundo o educador, neste ano, a Unicamp deve manter o mesmo padrão da edição anterior. Houve pequenas mudanças no formato e na letra para facilitar a concentração e a leitura, mas a estrutura geral do vestibular continua igual.
+ Local da prova da Unicamp 2026: confira um passo a passo para acessar
Competência leitora é fundamental
Para Heitor, o segredo da prova está em dominar a leitura e a interpretação. Segundo ele, essa é uma das competências mais importantes para ter um bom desempenho na Unicamp. “A universidade valoriza o pensamento crítico e analítico. Não aposta em questões baseadas em decorar textos, mas em atividades que desafiam o aluno a refletir sobre textos e a mobilizar seu repertório de conhecimentos”.
A recomendação é simples e eficaz: “uma dica valiosa é grifar os enunciados das questões para identificar exatamente o que deve ser buscado no texto. Isso ajuda a ganhar tempo e evita distrações com informações secundárias. Ser objetivo e saber utilizar o repertório oferecido pela prova são dois grandes diferenciais”, sugere.
+ 4 técnicas para virar um especialista em interpretação de texto
Interdisciplinaridade de verdade
A Unicamp também se destaca por integrar diferentes áreas do conhecimento de forma natural. Sua prova é reconhecida por trazer questões interdisciplinares e transdisciplinares bem construídas, que dialogam entre si de maneira orgânica. Essa abordagem evita combinações forçadas ou perguntas descontextualizadas, garantindo que cada questão tenha um propósito claro e coerente com o conteúdo proposto.
“Muitas vezes, a Unicamp cobra um conteúdo de geografia utilizando, por exemplo, elementos da química ou um conteúdo de biologia relacionando com um contexto ou com um período histórico específico. Nesse sentido, a interdisciplinaridade na prova aparece muito mais como uma forma de enriquecer a questão ou o repertório do estudante”, afirma o coordenador.
+ Saiba como identificar e resolver questões interdisciplinares
Atualidades que fazem pensar
Nada de decorar o que sai na imprensa: a Unicamp quer raciocínio. De acordo com Heitor, a prova costuma abordar temas atuais de forma inteligente e contextualizada, sem se limitar apenas aos grandes conflitos internacionais, como a guerra da Ucrânia ou a de Gaza. Em vez disso, pode explorar debates sociais mais próximos do cotidiano, como a exposição excessiva de crianças nas redes sociais e outras questões que fazem parte das conversas da sociedade, mesmo que não estejam nos destaques dos veículos de comunicação.
E o professor reforça: “O estudante não precisa decorar informações. Ela sempre vai te apresentar repertórios, principalmente nas questões de atualidades. A Unicamp sempre vai valorizar o pensamento crítico e o raciocínio lógico nesse momento.”
+ A importância de ler textos jornalísticos para o vestibular
Obras literárias: foco no enredo
Faltando poucos dias para o exame, é hora de revisar com estratégia. “É muito importante o estudante conhecer o enredo das obras literárias. Eu diria que o enredo acaba sendo mais importante que a história em si. Eu acho que fazer leitura dinâmica das obras, faltando poucos dias para a prova, não é funcional. Mas conhecer os principais personagens de cada uma das obras, o contexto que essas obras são produzidas, o que elas estão contando, isso passa a ser mais importante do que a narrativa em si”, aconselha o educador.
+ E-book gratuito resume e analisa livros que caem no vestibular; baixe aqui!
Heitor sugere ainda: “Vale a pena o estudante procurar questões antigas. Não apenas para ver questões que caíram, mas para aprender como a Unicamp gosta de trabalhar as obras literárias dentro do seu exame.”
Prova de manhã? Cuide do tempo!
A prova da Unicamp começa cedo — e isso exige planejamento. É fundamental se organizar com antecedência: definir o horário de saída de casa, calcular o tempo de deslocamento e lembrar que muitos outros candidatos estarão se dirigindo ao mesmo local. Também vale considerar possíveis imprevistos, reservando um tempo extra para não correr riscos. Além disso, nada de virar a noite estudando. Dormir bem na véspera é essencial para garantir concentração, tranquilidade e um bom desempenho no dia do exame.
+ Unicamp 2026: o que levar na primeira fase do vestibular
Conhece o “método pega-varetas”?
Na Unicamp, todas as questões têm o mesmo peso, por isso, o tempo é o maior aliado do candidato. Diferentemente do Enem, o vestibular da universidade adota um método de correção clássico, em que cada questão vale igualmente, independentemente do nível de dificuldade. Assim, é essencial administrar o tempo com inteligência: não vale a pena se prender nas perguntas mais complicadas, já que as mais simples têm o mesmo valor no resultado final.
E vem aí uma analogia divertida: “Eu sugiro que o aluno faça uma estratégia que a gente chama de método pega-varetas. É aquele jogo que a gente jogava na infância. A gente solta as varetas e começa a pegar aquelas que estão no canto, que são mais fáceis e deixamos as mais difíceis para o final do jogo. O estudante tem que fazer a mesma coisa na prova da Unicamp. Se ele bater o olho na questão, perceber que é difícil ou muito trabalhosa, melhor pular! E volta nessa questão só no final da prova”, sugere Heitor.
Concentração é tudo
Por fim, Heitor reforça a importância de se organizar bem em relação ao tempo de prova. Apesar de a Unicamp ter “apenas” 72 questões para serem resolvidas em 5 horas, o exame exige bastante atenção, já que as perguntas costumam ser complexas e bem elaboradas. A leitura cuidadosa dos textos e dos enunciados faz toda a diferença — grifar comandos e palavras-chave ajuda a manter o foco e poupar minutos preciosos durante a resolução.
E finaliza: “Gerenciar o seu tempo de prova é um ponto importante, só que no caso da Unicamp, o estudante pode achar que tem mais tempo do que realmente tem. As questões da Unicamp não são fáceis, os conteúdos não são triviais. Então a leitura atenta e manter o foco durante a prova são as principais dicas para ser bem-sucedido no exame”.
Cronograma Unicamp 2026
Inscrições: 1 de agosto a 1 de setembroProvas de competências específicas (música): 15 a 30 de setembro (virtualmente)- 1ª Fase: 26 de outubro
- 2ª Fase: 30 de novembro e e 1º de dezembro
- Provas de competências específicas: entre 3 e 5 de dezembro, a depender da carreira
- Divulgação do resultado da 1ª Chamada: 23 de janeiro de 2026
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.





