Resultado da isenção da Unicamp 2025 é divulgado, saiba como ver
Inscrição para o vestibular abre na quinta-feira (1) e quem garantiu a gratuidade ainda precisa se inscrever. Saiba mais informações
A lista com o nome dos candidatos contemplados com a isenção da taxa de inscrição na Unicamp 2025, prova que é a principal porta de entrada para a Universidade Estadual de Campinas, foi divulgada na manhã desta terça-feira (30). Os candidatos podem fazer a consulta no site oficial da Comvest. Um e-mail confirmando a informação também deve ser enviado a partir de hoje.
Porém, atenção: a isenção da taxa não garante a inscrição no vestibular. Independente do resultado da solicitação, o candidato deve realizar a inscrição entre os dias 1º e 30 de agosto. Quem não foi contemplado, ainda pode pedir a redução parcial da taxa de inscrição (50%) entre os dias 5 e 7 de agosto.
Abaixo, confira o calendário completo da Unicamp 2025 e mais detalhes sobre o vestibular.
+ Tá sabendo? Vestibular da Unicamp será aplicado em novo horário
Calendário Unicamp 2025
- Inscrição no vestibular: de 1º a 31 de agosto
- Solicitação da redução parcial da taxa de inscrição (50%): de 5 de agosto às 9h a 7 de agosto às 17h
- Primeira fase: 20 de outubro
- Segunda fase: 1º e 2 de dezembro
- Prova de Habilidades Específicas (Música): setembro
- Prova de Habilidades Específicas (demais cursos): dezembro
- Divulgação do resultado: 24 de janeiro
+ Os cursos da Unicamp que estão entre os melhores do mundo
Vestibular da Unicamp: o que esperar?
Este ano, a prova será aplicada em horário inédito: no período da manhã. De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), as provas serão iniciadas às 9h da manhã e a abertura dos portões será feita às 8h. A prova da Unicamp costuma ser abrangente e contextualizada, cobrando os principais conteúdos do Ensino Médio de forma equilibrada, sem priorizar temas específicos. Além disso, é separada em fases e dias.
Primeira e segunda fases:
- A primeira fase do vestibular é composta de 72 questões de múltipla escolha divididas em Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, Inglês, Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), e Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). Há quatro alternativas por questão.
- A segunda fase é aplicada em dois dias consecutivos, com 30 questões dissertativas no total, além de uma redação.
Primeiro e segundo dias:
- O primeiro dia inclui questões de Língua Portuguesa e Literatura, interdisciplinares de Inglês e Ciências da Natureza, e uma redação.
- No segundo dia, há uma prova comum de Matemática e Ciências Humanas, variando o número de questões de Matemática conforme o curso, e provas específicas para cada área de conhecimento.
+ Unicamp 2025: livros que são leitura obrigatória no vestibular
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.