PUC-RS anuncia mudanças no seu vestibular de inverno
Os candidatos agora podem usar notas do Enem e a prova será realizada em somente um dia
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) divulgou, nesta quinta-feira (27), mudanças na realização do seu vestibular de inverno 2017, que tem as inscrições previstas para começar no dia 2 de maio. Agora, os candidatos terão uma alternativa à prova da instituição e podem optar por utilizar suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar na universidade.
A instituição proporcionará 50% das duas vagas totais de cada curso exclusivamente para os estudantes que realizaram o Enem nos anos de 2014, 2015 e 2016. Aqueles que preferirem, podem fazer a inscrição nas duas modalidades – tanto através do vestibular, como pelo aproveitamento do Exame. Neste caso, a classificação do candidato acontecerá através da nota mais alta.
A modificação também alterará as taxas de inscrição para o processo seletivo. Aqueles que optarem por fazer o teste da instituição devem desembolsar R$ 100. Os candidatos via Enem pagam apenas R$ 30.
Além disso, a instituição ainda noticiou alterações na aplicação da prova. Daqui para frente, a avaliação será realizada em apenas um dia. Desta vez, no sábado, 10 de junho.
A PUC-RS ainda afirma que a entonação dos conteúdos cobrados no seu vestibular deve mudar. A prova contará com um tom mais humanista e interdisciplinar, com a intenção de aproximar e estimular os estudantes a explorar a interface entre os conhecimentos.
Com as mudanças, a PUC-RS espera expandir o acesso à universidade para um publico mais abrangente. “Com esse novo modelo, a PUC-RS quer ampliar e flexibilizar as oportunidades de acesso, além de adequar o processo de seleção às circunstâncias sócio-históricas atuais” esclarece a diretora acadêmico-administrativa da Pró-Reitoria Acadêmica (Proacad), Ana Benso.
O vestibular de inverno contará com duas provas: uma de redação, com peso 1,5, e outra objetiva. Esta segunda contemplará as disciplinas de História, Geografia, Matemática, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literatura.
De acordo com a universidade, o vestibular de verão também deve sofrer alterações. Estas, entretanto, serão divulgadas somente quando a organização deste processo seletivo começar.