Nesta sexta-feira (11), foi inaugurado em Osasco (Grande SP) um centro que visa ajudar jovens a conquistar espaço no mercado de trabalho.
O projeto, chamado Programa Coletivo Coca-Cola, é uma parceria da ONG GAAPIS (Associação Grupo Ação de Assistência, Promoção e Integração Social) com a Coca-Cola FEMSA Brasil. A unidade inaugurada em Osasco deve atender cerca de 480 alunos por ano e visa promover o desenvolvimento sustentável e socioeconômico em comunidades de baixa renda, ajudando os jovens em sua entrada no mercado de trabalho.
Trata-se de um curso com duração de dois meses no qual eles aprendem sobre empregabilidade, mercado de varejo e relacionamento e participam de palestras com profissionais de grandes empresas e de simulação de dinâmicas e entrevistas. Há aulas teóricas, mas os participantes também podem colocar em prática o que aprenderam nos comércios da comunidade e em um game que simula as atividades de um mercado.
“Temos o objetivo de fazer com que os alunos despertem para o empreendedorismo, o fomento ao negócio e o desenvolvimento de novos modelos de negócios”, explica o vice-presidente de Assuntos Corporativos e Jurídico da Coca-Cola FEMSA Brasil, Eduardo Lacerda.
O Programa já está presente em 120 comunidades de 12 estados brasileiros. São Paulo tem 27 unidades em cidades como Osasco, Mogi das Cruzes, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Cubatão, Carapicuíba, Santos, Guarujá, São Vicente. Até o final deste ano, a expectativa é que novas unidades sejam criadas em todo o Brasil.
LEIA MAIS:
– Notícias de vestibular e Enem