Programa ‘Vem pra USP!’ registra recorde de aprovados na Fuvest e Sisu
Neste ano, 1.556 alunos do ensino médio das escolas públicas de São Paulo participantes da CUCo ingressaram nos cursos de graduação da USP
Por Jornal da USP
O programa Vem pra USP! registrou, em 2021, recorde no número de estudantes que participaram da Competição USP de Conhecimentos (CUCo) e foram aprovados na Fuvest e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Neste ano, 1.556 alunos do ensino médio das escolas públicas de São Paulo participantes da CUCo ingressaram nos cursos de graduação da USP. Em 2018, primeiro ano em que a Cuco foi implementada, esse número foi de 132.
“A CUCo tem um papel importante nesse índice de aprovação, pois é nítido o crescimento de aprovados após a segunda edição, realizada em 2019. Em outras palavras, a USP está mais próxima dos estudantes e o sucesso dos alunos em edições anteriores dos exames vestibulares, Fuvest e Sisu, desmistifica o processo de ingresso e mais estudantes se organizam em seus estudos, pois passam a perceber que sim, é possível estudar na USP”, comemora o vice-reitor da Universidade e idealizador do programa Vem pra USP!, Antonio Carlos Hernandes.
A CUCo, uma das ações do programa Vem pra USP!, é um desafio criado exclusivamente para os estudantes do ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo, com o propósito de incentivá-los a melhorar seu desempenho e ingressar nos cursos de graduação da Universidade.
É resultado da parceria da USP com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). O programa também conta com a colaboração das Diretorias Regionais de Ensino, do Centro Paula Souza e das escolas vinculadas.
Além de testar seus conhecimentos, os jovens concorrem com outros estudantes de sua escola e os melhores de cada ano do ensino médio são premiados com certificado de participação e acesso à plataforma on-line com material complementar de estudo, entre outros benefícios. Os premiados do terceiro ano também ganham a isenção da taxa de inscrição do vestibular da Fuvest.
Em 2020, quase 60 mil participaram da quarta edição da CUCo. Ao todo, 3.707 escolas participaram da competição, atingindo 642 dos 645 municípios do Estado de São Paulo. Foram premiados 6.742 estudantes dos três anos do ensino médio, e destes, 2.706 ganharam a isenção da taxa de inscrição do vestibular da Fuvest. A cerimônia de premiação foi realizada no último dia 14 de maio.
“Constatamos que o aluno se sente muito mais confiante após conhecer como é o processo de ingresso, particularmente na Fuvest. Em 2021, das 50% das vagas destinadas a estudantes de escolas públicas na Fuvest, 25% foram preenchidas com alunos que participaram da CUCo. Ou seja, um em cada quatro dos ingressantes de escolas públicas fizeram ao menos uma vez a CUCo”, destaca Hernandes
Depoimentos
Livia Domingos de Moraes Pimentel Pôrto, 18 anos, aprovada no curso de Medicina, em Bauru. Lívia foi aluna da Escola Técnica Estadual (Etec) Professor Armando Bayeux da Silva, na cidade de Rio Claro. Participou de três edições da CUCo, em 2018, 2019 e 2020, tendo sido premiada no primeiro e no último ano.
“A CUCo foi muito importante na minha vida escolar, pois me ajudou a identificar meus pontos fracos e fortes nas matérias e, assim, direcionar meus estudos para o vestibular. Obrigada por terem me ajudado nessa trajetória! E se você é um estudante de escola pública, não perca a oportunidade de participar dessa prova tão importante”.
Gabriel de Brito Porfírio, 18 anos, aprovado no curso de Educação Física e Esporte, no campus da USP em Ribeirão Preto. Gabriel foi aluno da Escola Estadual Professor Alcides Corrêa e participou das edições de 2019 e 2020 da CUCo. Por meio da competição, ganhou a isenção da taxa de inscrição e teve a oportunidade de estagiar na USP por seis meses.
“Sempre estudei em escola pública e, para mim, nunca houve uma segunda opção, era a USP que eu desejava, e a chama da vontade se tornou cada vez mais acesa com as participações e as vitórias na CUCo. Creio que a conquista de uma vaga na USP não foi por sorte, mas é resultado de trabalho duro, apoio de familiares e amigos fiéis, oportunidades de ouro como a da CUCo e uma fé inabalável nas promessas de Deus para minha vida”.
Inscrições para 2021