Professores apontam questão sem resposta na Fuvest; veja qual
Questão de Matemática, segundo docentes, não tem alternativa correta e deve ser anulada pela banca
Professores de cursinhos divergem de gabarito oficial da primeira fase da Fuvest 2026, aplicada neste domingo (23) em uma questão de Matemática. O item, que tratava de uma eleição fictícia com sete candidatos, 35 eleitores e cinco vagas disponíveis, pedia para determinar quantos votos seriam necessários para “garantir” a eleição de um dos concorrentes.
Este candidato era o mais jovem entre os participantes e, portanto, o último nos critérios de desempate. Na prova V1, era a questão 3, e a alternativa considerada correta pelo gabarito oficial era a letra C, afirmando que o candidato Aleph precisaria de cinco votos caso dois eleitores faltassem.
Professores de diferentes cursos pré-vestibular, porém, discordam da interpretação e afirmam que não há alternativa correta para a pergunta. Veja abaixo a questão.

O que dizem os professores
Na resolução do Curso Objetivo, a análise foi de que nenhuma alternativa pode ser considerada totalmente correta, pois em todos os cenários descritos há situações em que as afirmações deixam de funcionar propriamente.
No Poliedro Curso, os professores chegaram à mesma conclusão: como o enunciado exige avaliar o pior caso possível para assegurar a eleição de Aleph, qualquer cenário que permita variação já invalida a alternativa.
Os professores do curso destacam que, mesmo na opção dada como certa pela Fuvest, é possível construir arranjos de votos nos quais Aleph seria eleito com menos votos do que o indicado — ou, ao contrário, ficaria de fora mesmo atingindo a marca sugerida.
No Curso Anglo, a interpretação segue a mesma linha. A equipe argumenta que o problema não pede um exemplo possível, mas uma condição suficiente para garantir a eleição em qualquer distribuição de votos.
Como isso não ocorre em nenhuma das alternativas, a questão seria inconsistente. Confira a resolução do cursinho:
Fuvest vai anular?
Procurada pelo G1, a Fuvest informou que só analisará a situação caso candidatos enviem recursos dentro do prazo oficial, de 48 horas após a prova. Se houver reconhecimento de falha lógica ou formal, a questão pode ser anulada e todos os candidatos receberão a pontuação correspondente. Para entrar com recurso, os candidatos devem acessar a área do candidato e apresentar embasamento – como os apontados por professores.
A primeira fase da Fuvest 2026 registrou 111.480 inscritos, taxa de abstenção de 9,17% e oferta de 8.147 vagas na Universidade de São Paulo (USP).
Calendário Fuvest 2026
- Aplicação da 1ª fase: 23 de novembro de 2025
- Divulgação da lista de convocados para a 2ª fase: 1º de dezembro de 2025
- Provas de habilidades específicas: 9 a 12 de dezembro de 2025 (varia conforme a carreira)
- Provas da 2ª fase: 14 e 15 de dezembro de 2025
- Lista de aprovados: 23 de janeiro de 2026
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
‘Não dá para se iludir’: nota mil na redação do Enem segue tentando vaga dos sonhos na USP
“Casa Velha”: resumo da obra de Machado de Assis





