Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Professores apontam a interdisciplinaridade da primeira fase da Unesp 2020

O GUIA conversou com dois professores para entender as características da prova deste ano

Por Taís Ilhéu
15 nov 2019, 21h03
 (Pixabay/Reprodução)
Continua após publicidade

A Unesp anunciou e cumpriu: a primeira fase do exame deste ano teve, de fato, uma prova muito interdisciplinar. Essa é a avaliação de Marcelo Pavani, diretor do Oficina do Estudante, e de Daniel Perry, diretor do Anglo. O GUIA conversou com os dois professores nesta sexta-feira (15) do exame para entender quais características marcaram as questões. Confira!

Prova interdisciplinar e bem elaborada

Segundo Perry, a banca da Vunesp fez uma excelente prova este ano. Ele destaca a variedade e riqueza de fontes, assim como a diversificação do uso de recursos como gráficos e imagens, o que configura, de acordo com ele, uma prova bastante moderna.

Ainda assim, tanto para o diretor do Anglo quanto para o do Oficina, a palavra que melhor define a prova deste ano é “interdisciplinaridade”. Pavani destaca que em todas as disciplinas, ao menos uma questão envolvia conceitos de outras matérias, sempre com uma “amarração inteligente”. Português foi associada à História, Filosofia com Inglês, Biologia com Física e assim por diante. 

Uma questão de destaque, de acordo com Perry, é a de número 14 do caderno de questões divulgado pela Unesp. Ela fornecia climogramas e pedia que os candidatos os interpretassem e relacionassem com obras literárias. 

Temas clássicos

Apesar da construção de uma prova moderna, como mencionou Perry, a Unesp não surpreendeu na escolha de temas. Ambos professores classificam os assuntos abordados como clássicos na trajetória do exame, e Pavani diz que não havia nenhum tipo de “aberração” entre os enunciados e respostas. Uma prova, portanto, de boa qualidade. 

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

O diretor do Anglo destaca, por fim, que apesar de ser uma prova perfeitamente realizável, o nível de exigência subiu um pouco se comparado aos anos anteriores. 

Segunda fase

Os classificados para a segunda fase serão conhecidos em 4 de dezembro, mesma data em que serão divulgados os locais de prova da última etapa geral e das provas de habilidades específicas.

A segunda fase acontecerá um mês depois e será dividida em dois dias, 15 e 16 de dezembro. Esta etapa é composta de 36 questões discursivas, divididas entre as áreas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática e uma redação. Além disso, alguns cursos exigem provas de habilidades específicas, que serão aplicadas entre 8 e 14 do mesmo mês.

O resultado da primeira chamada do vestibular será divulgado em 27 de janeiro, no site da VunespAcesse o Manual do Candidato da Unesp para mais informações.

Publicidade

Professores apontam a interdisciplinaridade da primeira fase da Unesp 2020
Universidades
Professores apontam a interdisciplinaridade da primeira fase da Unesp 2020
O GUIA conversou com dois professores para entender as características da prova deste ano

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.