A primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acontece neste domingo (21) e mais de 57 mil candidatos vão concorrer a 3.444 vagas. Mas será que todos estão por dentro das mudanças pelas quais passou o exame? Melhor ficar atento para não ser pego de surpresa!
A partir deste ano, a primeira fase passa a ter cinco horas de duração ao invés de quatro. O tempo aumentou, assim como a carga de trabalho: de doze questões dissertativas e uma redação para 48 questões de múltipla escolha e três redações.
A obrigação de se escrever três textos foi a mudança mais radical. Até 2010, a prova apresentava três gêneros diversos – carta, narração ou dissertação – e o candidato escolhia o de sua preferência. Agora o estudante deve responder às três propostas.
Já na segunda fase, com quatro horas de prova por dia, serão 24 questões dissertativas por dia: primeiro 12 questões de português e 12 de matemática; segundo dia com 18 questões de ciências humanas e artes e seis de língua inglesa; no terceiro e último dia, 24 questões de ciências da natureza.
A universidade organizou um simulado para que os estudantes se familiarizassem com o novo formato. Acesse o caderno de questões e a resolução da prova.
Para o coordenador de vestibular do cursinho Objetivo, o professor Eduardo Figueiredo, os estudantes não devem ficar preocupados com as mudanças: "Ficou mais fácil a prova. Antes era mais trabalhosa, toda dissertativa. Agora, na primeira fase, são 48 testes e ainda com apenas quatro alternativas [antes eram cinco alternativas]", analisa.
Mesmo com as três redações obrigatórias, o professor acredita que não será cansativa e alerta para que os alunos controlem bem o tempo: "Uma hora para fazer as três redações é o suficiente. Subentende-se que, como são três propostas, os textos devem ser mais curtos, não dá para se estender e perder muito tempo em cada um", diz.
Vestibular 2011
O resultado com a lista de convocados para a segunda fase sai em 20 de dezembro.
– Confira o calendário dos principais vestibulares na Agenda do GUIA!
A segunda fase acontece de 16 a 18 de janeiro. Já as provas específicas serão aplicadas em Campinas, de 24 a 27 de janeiro. A lista de convocados em primeira chamada será divulgada em 10 de fevereiro.
LEIA TAMBÉM
-Notícias de vestibular e Enem
Leia mais:– Medicina é o curso mais concorrido do vestibular 2011 da Unicamp – Unicamp divulga locais de prova do vestibular 2011 – Unicamp não usará a nota do Enem– Unicamp está entre as 20 melhores instituições públicas do país