Primiera fase do vestibular 2013 da Unicamp foi considerada mais tranquila do que no ano anterior
Professores avaliam a prova deste ano como boa
As avaliações da prova da primeira fase do processo seletivo 2013 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), feita por Célio Tosinafo, coordenador pedagógico do Cursinho Oficina do Estudante, e por Luis Ricardo Arruda, coordenador geral do Anglo vestibulares, foram positivas. De acordo com o professores dos cursinhos, os estudates realizaram a prova neste ano com mais tranquilidade.
– Confira a correção comentada da primeira fase do vestibular 2013 da Unicamp
– Primeira fase do vestibular 2013 da Unicamp registra 7,6% de abstenção
Neste ano, a Unicamp diminuiu de três para duas redações obrigatórias e havia um certo receio por parte de professores de que isso fizesse com que a cobrança fosse maior, mas não foi o que aconteceu. "Não houve exagero nas coletâneas de textos para as redações e os gêneros cobrados também eram simples, bem conhecidos pelos estudante: dissertação (em forma de carta ao leitor) e um resumo", explica o coordenador Tosifano.
A prova para o professor do crsinho Oficina do Estudante foi bem elaborada e cobriu todo o conteúdo do Ensino Médio. "Alguns estudantes disseram que acharam o Enem mais difícil, o que é normal. O Enem é fase única, a Unicamp tem duas fases e nesta primeira é normal cobrarem conteúdos mais gerais", afirma o professor.
Mesmo contendo apendas 48 questões, o vestibular foi abrangente, inclusive cobrando questões de atualidades, como a comissão da verdade. "Nada que esteve na prova foi uma surpresa, talvez apenas uma questão de filosofia, que cobrava o pensamento filosófico", diz Tosifano.
Na avaliação do coordenador e professor, de um modo geral, a prova deste ano manteve o nível dos outros anos, mas acabou que ela ficou mais simples, por cobrar uma redação a menos, o que fez os estudantes terem mais tempo para resolver a prova. "O modelo do vestibular da Unicamp está consolidado. É o único que cobra 48 questões, com apenas quatro alternativas, e duas redações. Ele tem um modelo próprio", afirma Célio Tosinafo.
O coordenador Arruda também avalia como positiva a diminuição das redações. "O Aluno ganha muito com uma redação menos, por causa do temo. Além disso, os tipos de redações foram bem pensadas. Cobrar resumo é muito bom, o aluno √ê muito iso no ensino médio", comenta Arruda.
Para o coordenador do Anlgo, a prova apresentou apenas dois problemas, em questões de matemática. Em duas questões, mais de uma resposta poderia ser considerada certa.
LEIA MAIS
– Notícias de Vestibular e Enem