A prova da primeira fase do vestibular 2017 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) foi previsível e mais fácil do que a prova do Enem, realizada na última semana, segundo avalia Célio Tasinafo, diretor pedagógico do Colégio e Curso Oficina do Estudante.
“A prova foi muito básica. Quem refez as últimas provas não se surpreendeu com nada”, explicou. O exame foi repetitivo especificamente em relação aos temas: “quem treinou antes não só treinou a estrutura como teve muitos temas já bastante batidos”.
No entanto, o professor alerta que o estudante não deve ficar tão feliz com a facilidade da prova. “Não devem esquecer que vestibular é classificação, e se a prova está fácil, está fácil para todo mundo. Isso significa que o corte das carreiras concorridas vai se manter muito alto”, disse Célio. Ele ressalta também que não houve nenhuma disciplina especialmente difícil, e que todas mantiveram o mesmo nível.
O curso de Medicina, em Botucatu, atingiu recorde na relação candidato vaga este ano, com 266,2 inscritos para cada vaga – 23.954 candidatos disputando 90 cadeiras. Além de Medicina, as carreiras mais concorridas são Direito, em Franca, com 55,1 candidatos/vaga; Psicologia, em Bauru, com 44,4 c/v; Arquitetura e Urbanismo, em Bauru, com 44,2 c/v; Engenharia Química, em Araraquara, com 42 c/v.
Para a segunda fase, a recomendação é que os aprovados devem repetir a estratégia e refazer as provas dos últimos anos.
Datas
A segunda fase ocorre nos dias 18 e 19 de dezembro. O resultado final sai no dia 3 de fevereiro de 2017. Nos dias 9 e 10 do mesmo mês, os candidatos da lista devem confirmar interesse pela vaga, independente da posição em que tenham sido classificados.
Após a confirmação de interesse, será gerada a primeira lista de chamada para matrícula, no dia 13 de fevereiro. A segunda chamada sai no dia 16. As cinco primeiras convocações de matrícula serão realizadas online, com confirmação presencial, para todos os alunos, de 29 a 30 de março.