O Ministério da Educação (MEC) divulgou na tarde desta terça-feira (13) os números da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). As inscrições foram encerradas às 23h59 de ontem (12). O resultado da primeira chamada será divulgado nesta quarta-feira (14).
O sistema registrou 383.080 inscritos. No total foram 737.229 inscrições (cada estudante pode fazer duas opções de curso). São oferecidas 239.732 vagas gratuitas para cursos técnicos em diversas áreas.
– MEC publica regras para sistema de seleção unificada em cursos técnicos
Matrículas
O resultado da primeira chamada será divulgado no site do Sisutec. Os convocados devem fazer a matrícula na respectiva instituição de ensino na quinta-feira (15), e na sexta (16). O candidato selecionado pelo Sisutec deverá verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para matrícula.
Balanço
Segundo o balanço geral divulgado pelo MEC, os cursos do Sisutec que apresentaram a maior concorrência foram os de técnico em processos fotográficos (67,20 inscrições por vaga), técnico em petróleo e gás (26,73 inscrições por vaga), técnico em construção naval (19,80 inscrições por vaga) e técnico em óptica (17,45 inscrições por vaga).
A seguir, a lista de cursos mais procurados:
1º – Segurança do Trabalho – 89.656 inscritos
2º – Informática – 71.850 inscritos
3º – Enfermagem – 63.976 inscritos
4º – Logística – 53.232 inscritos
5º – Radiologia – 33.051 inscritos
O que é o Sisutec
O sistema oferece, nesta primeira edição, 117 cursos de diversas áreas, com duração de 800 a 1,2 mil horas, em 586 instituições, dentre estabelecimentos de educação superior e escolas técnicas particulares; institutos federais de educação, ciência e tecnologia; escolas técnicas vinculadas a universidades federais; escolas estaduais e municipais e entidades do Sistema S. Todas as instituições têm indicadores positivos no Ministério da Educação.
Os candidatos que cursaram o Ensino Médio completo na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsista integral terão prioridade na ocupação de 85% das vagas oferecidas na seleção, todas gratuitas.
O processo seletivo será aberto duas vezes por ano, como no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para instituições públicas de educação superior.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem