Depois da polêmica do Sisu único, quem conseguiu uma vaga para ingressar na universidade no segundo semestre do ano já encontrou um lado bom: férias fora de época. Tem muita gente comemorando nas redes sociais, mas outros já começaram a se questionar: o que fazer até começar as aulas? Vale esquecer completamente os estudos ou aproveitar esse tempo de maneira produtiva?
Agora que você não é mais vestibulando, é hora de alinhar as expectativas e entender que está entrando em uma nova fase da vida. Tudo vai ser novidade. Por isso, vale usar o tempo ocioso para se preparar, principalmente mentalmente, para esta nova etapa. Professores já indicaram alguns livros que são interessantes para serem lidos por quem está entrando na universidade e que podem expandir suas ideias. Além de ler, a prática de exercício físico, por exemplo, é importante para se manter ativo.
Veja algumas ideias do que fazer nos próximos meses e comece a se preparar para a vida universitária!
+ O que você deve saber antes de se tornar um universitário
Crie uma rotina
Nada de ir dormir às 3h da madrugada e acordar meio dia pelos próximos meses. Aproveite o momento para “educar” seu sistema fisiológico criando o hábito de ir dormir e acordar sempre no mesmo horário. Melhor ainda se você tentar criar essa rotina em horários próximos aos que você iria para a faculdade, caso estude de manhã, por exemplo. Quando chegar a hora de acordar cedo para valer, você estará mais acostumado, mesmo que a rotina ao longo do dia não seja a mesma.
Use esse momento para entender quanto tempo de sono seu corpo precisa para realmente descansar. Especialistas em medicina do sono, como o professor Raj Dasgupta da University of Southern California, apontam que a média saudável é entre 7 e 9 horas de sono para recarregar as energias, mas isso é variável de pessoa para pessoa conforme a idade. Que tal usar uma agenda para mapear seu sono?
+ Dicas de agendas para começar 2024 com organização
Desligue um pouco dos estudos
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) passou e você vai entrar em uma nova fase da sua vida que é diferente de tudo que viveu até agora. Não é hora de se preocupar com o que estudar, porque você aprenderá coisas novas na universidade com ajuda de professores e colegas. Por isso, se você não precisa trabalhar, use esse momento para relaxar, focar nos amigos, família e até nos pets.
Anote em um papel tudo o que gostaria de fazer até as aulas começarem, como visitar aquele museu, ir ao parque, dar uma volta na cidade ou viajar. Independentemente do curso escolhido, você se tornará uma pessoa muito mais ocupada quando o semestre começar, então aproveite para descansar enquanto é tempo.
+ 6 itens para curtir a pausa nos estudos com conforto
Lazer com propósito
Assista filmes e séries que tem a ver com a sua área escolhida, para se manter inspirado. Séries como “Grey’s Anatomy”, “House” e “Hospital Playlist”, por exemplo, são escolhas legais para os estudantes de Medicina. Já “Anatomia de uma queda” é um filme indicado ao Oscar 2024 imperdível para os estudantes de Direito.
Mas não precisa ficar na zona de conforto! Outros longas como “A Cor Púrpura” e “Jogos Vorazes” podem abrir sua mente para discussões que vão além da sua profissão dos sonhos. Reflita sobre interseccionalidade, crimes de guerra, patriarcado, totalitarismo e outros assuntos relevantes na sociedade por meio das obras de ficção.
+ 11 filmes para exercitar o seu cérebro
Crie um novo hábito
Use o tempo disponível para criar um novo hábito saudável que vai te ajudar lá na frente, como praticar exercícios físicos. No livro “O Poder do Hábito”,Charles Duhigg mostra como o ser humano é capaz de desenvolver hábitos, benéficos ou não, após realizar uma mesma atividade por 21 dias. Segundo o autor, são necessários três passos para criar um novo hábito: encontrar um deixa, criar uma rotina e receber uma recompensa. Parece bem simples – e na verdade, é mesmo!
Vamos usar como exemplo fazer uma caminhada curta de 15 minutos todos os dias de manhã. A deixa poderia ser selecionar a roupa na noite anterior, assim você acorda e já se troca. Um rotina nem sempre ter a ver com horários marcados, mas ajuda no começo. Nesse cenário você sai para caminhar todos os dias entre as 8 e 9 da manhã. Já a recompensa não precisa ser nada extravagante ou complicada: pode ser um sorvete no fim de semana depois de completar a semana de exercícios, por exemplo. Depois de 21 dias, a rotina vira um hábito.
+ 6 hábitos matutinos que vão tornar seu dia muito mais produtivo
Prepare o material para as aulas
Você agora tem tempo de sobra para comprar o material que precisa para a faculdade. Pode decidir com calma entre um caderno comum e um caderno inteligente, descobrir qual o melhor tablet e notebook para a faculdade, dar um upgrade no seu cantinho de estudos e até conseguir aqueles materiais mais específicos para alguns cursos, como o jaleco para as áreas da saúde, por exemplo.
Para escolher o melhor caderno, analise a grade do primeiro semestre do seu curso. Talvez um caderno de 10 matérias seja o ideal para alguns cursos, quando outros escrevem menos. Por fim, pode ser hora de decidir se você vai continuar usando a mochila da escola ou quem sabe, trocar por uma bolsa. Aproveite para montar seu kit de início das aulas para não esquecer nada.
+ Como a Alexa pode tornar sua rotina de estudos mais dinâmica
Comece a socializar com os colegas desde já
Essa dica vale principalmente se você precisa mudar de cidade para estudar. Começar a interagir com grupos da sua universidade de maneira online pode te ajudar a chegar mais confortável no primeiro dia de aula. Além disso, agora suas preocupações são outras e fazer contatos na faculdade, independentemente da modalidade de aprendizado, é muito importante para o seu futuro.
As pessoas com as quais você cruzar neste momento poderão te ajudar te indicando para possíveis vagas de estágio, por exemplo, e você também vai poder ajudar essas pessoas com os seus recursos.
+ Entrei na faculdade. Quando devo começar a procurar estágio?
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.