Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Novo acordo ortográfico poderá ser obrigatório apenas a partir de 2016

Decisão ainda precisará passar pela presidente Dilma Rousseff

Por da redação
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h39 - Publicado em 20 dez 2012, 12h40
GLASGOW, UNITED KINGDOM - FEBRUARY 05: Pupils at Williamwood High School attend a biology class on February 5, 2010 in Glasgow, Scotland. As the UK gears up for one of the most hotly contested general elections in recent history it is expected that that the economy, immigration, the NHS and education are likely to form the basis of many of the debates. (Photo by Jeff J Mitchell/Getty Images) (/)

O novo acordo ortográfico, que passaria a valer a partir de 1º de janeiro de 2013, poderá ter seu início oficial postergado para 2016. O Ministério da Relações Exteriores encaminhou para a Casa Civil uma minuta de decreto para o adiamento da implantação do novo acordo. O documento aguarda a decisão da presidente Dilma Rousseff.

– Entenda as mudanças do novo acordo ortográfico

Novo acordo ortográfico poderá ser obrigatório apenas a partir de 2016

Segundo a assessoria do Itamaraty, a minuta foi desenvolvida após uma reunião interministerial, realizada no fim de novembro, que envolveu técnicos do Ministério da Educação, da Casa Civil e do Ministério de Relações Exteriores (MRE).

O adiamento em 3 anos para o início do acordo será decidido pela presidente Dilma Rousseff até 31 de dezembro, dia em que se encerra o prazo original para a implementação do novo acordo.

Continua após a publicidade

Para os vestibulares

Com o fim do acordo em 31 de dezembro, os vestibulares que aplicam provas escritas a partir de janeiro já cobrariam a nova ortografia, como é o caso da prova da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Segundo a assessoria de imprensa da Fuvest, a exigência ou não por parte da banca examinadora da nova ortografia irá depender da decisão da presidente Dilma Rousseff. Caso a minuta de decreto seja aprovada, a banca continuará aceitando as duas normas ortográficas. A segunda fase do vestibular será aplicada entre os dias 6 e 7 de janeiro.

Novo acordo ortográfico

Assinado em 2008, o novo acordo pretende simplificar as regras ortográficas entre os membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e passaria a valer a partir de 1º de janeiro de 2013.

Apesar de já estar valendo, os brasileiros podem usar as duas normas ortográficas, a atual e a prevista no acordo até 31 de dezembro. Elas são aceitas como corretas nas provas escolares, vestibulares, concursos públicos e demais meios escritos.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
Publicidade
Novo acordo ortográfico poderá ser obrigatório apenas a partir de 2016
Universidades
Novo acordo ortográfico poderá ser obrigatório apenas a partir de 2016
Decisão ainda precisará passar pela presidente Dilma Rousseff

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.