“O aluno que treinou fazendo as provas anteriores não teve grandes dificuldades este ano.” Foi assim que o professor e coordenador pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, definiu a primeira fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A prova, com 90 questões de múltipla escolha, foi aplicada neste domingo (18).
– Unesp 2013: Confira as provas e o gabarito oficial da primeira fase do vestibular
– Vestibular 2013 da Unesp tem abstenção de 8,7%
Segundo ele, as questões não foram trabalhosas demais, nem apresentaram textos que exigissem muito tempo de leitura e interpretação. “Houve textos maiores na prova de linguagens, mas eles serviam para responder quatro ou cinco questões”, completa.
O professor conta ainda que as questões de sociologia e filosofia envolveram mais interpretação de texto e não cobraram temas específicos dessas matérias. Já as perguntas de ciências exatas e biológicas foram bem contextualizas e abordaram, muitas vezes, aspectos do cotidiano.
“O padrão de dificuldade se manteve em relação aos anos anteriores. Assim, a nota de corte não deve sofrer grandes alterações, mantendo-se mais alta nas carreiras mais concorridas”, acredita.
Vagas e concorrência
Para o vestibular 2013, a Unesp oferece 7.014 vagas. No total, há 165 opções de cursos em 23 cidades. Há também carreiras novas: Ciências Biológicas, em São Vicente; Engenharia Agronômica, em Dracena; Engenharia Ambiental, em São José dos Campos; Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, em Araraquara; Engenharia de Pesca, em Registro; Engenharia de Telecomunicações, em São João da Boa Vista; Engenharia Química, em Araraquara; Meteorologia, em Bauru.
O curso mais concorrido este ano é o de Medicina, em Botucatu, com 185,3 candidatos por vaga. Em segundo lugar vem o curso diurno de direito, em Franca, com 63,6 c/v, e engenharia química em Araraquara, com 57,8 c/v.
LEIA MAIS:– Notícias de vestibular e Enem