O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 começa amanhã. No próximo sábado e domingo milhares de estudantes vão encarar a prova mais longa de vestibular do Brasil, com 180 questões e uma redação. Para conseguir encarar um exame tão extenso, nada melhor do que tentar relaxar, descansar bastante e, cuidar da alimentação.
– Tire todas as suas dúvidas sobre o Enem com a série de perguntas e respostas sobre o exame
Segundo a nutricionista do departamento de Nutrição da Universidade de São Paulo (USP), Mônica Jorge, hoje, véspera do exame, amanhã e domingo o estudante deve manter sua alimentação habitual. “Agora não é o momento de querer inventar moda, experimentando uma comida diferente. A pessoa pode ter uma reação alérgica ou passar mal”, diz.
Além de comer os alimentos de costume, a nutricionista indica manter a rotina da alimentação. “Se a pessoa está acostumada a acordar cedo, indico que no dia da prova continue fazendo isso. Tome o café da manhã que está acostumado e almoce antes de sair para o exame. Para quem gosta de acordar tarde, recomendo tomar um café da manhã reforçado, dispensando o almoço, para não comer demais”, explica.
– Resolva o Simuladão Enem Guia do Estudante 2010
O que comer no dia da prova?
“Os alimentos de fácil digestão são os mais recomendados. Sugiro uma massa com um molho pouco gorduroso, por exemplo o de tomate, ou uma carne com pouca gordura, um peixe ou uma ave, por exemplo”, explica a nutricionista. Segundo ela, os alimentos gorduroso não são aconselháveis, pois levam mais tempo para serem digeridos e essa demora pode causar desconforto.
Durante a prova, água é fundamental. “É essencial que o candidato leve uma garrafa de água para a prova. Manter-se hidratado é muito importante em um exame muito extenso”, orienta a nutricionista. Mas, tome cuidado. Beba a água aos poucos, para não precisar ir ao banheiro toda hora.
– Lápis e borracha são proibidos no Enem
Além da água, uma boa pedida é levar um pequeno lanche para a prova. “Se a pessoa não achar ruim, o melhor é comer uma fruta, pelos nutrientes e minerais contidos nelas. Mas, um chocolate pode ser uma boa também, para dar energia”, diz Mônica Jorge. As barrinhas de cereais são igualmente uma opção válida.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de Vestibular e Enem