Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Mudanças na Unicamp: como se preparar para a prova a partir de agora?

As duas etapas do vestibular serão realizadas, pela primeira vez, no mesmo ano. Saiba o que deve mudar na sua preparação

Por Julia Di Spagna
14 set 2022, 18h38
Mulher estudando com livros escrevendo deitada em um sofá
 (Pexels/Reprodução)
Continua após publicidade

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) anunciou uma série de mudanças para o processo seletivo da Unicamp a partir deste ano. Entre elas, a data de realização da segunda fase do vestibular.

A primeira fase da Unicamp 2023 será realizada no dia 6 de novembro de 2022, e a segunda, que normalmente acontecia em janeiro, será nos dias 11 e 12 de dezembro de 2022. É a primeira vez que as duas etapas serão realizadas no mesmo ano. 

A mudança, inevitavelmente, gera dúvidas nos estudantes que estavam habituados a encarar as segundas fases apenas em janeiro. Além disso, muitos vestibulandos que prestam Unicamp também prestam outras provas que realizarão a primeira fase em dezembro. A Fuvest, por exemplo, terá a primeira etapa em 4 de dezembro, uma semana antes da segunda fase da Unicamp.

Com tanta mudança, será que é preciso recalcular a rota na hora de planejar os estudos?

Anderson Bigon, diretor pedagógico da Oficina do Estudante de Campinas (SP), explica que quando as segundas fases eram apenas em janeiro, o estudante costumava priorizar o estudo para as primeiras fases até dezembro e iniciava o estudo para as segundas fases a partir de então. Com a mudança no calendário do vestibular Unicamp, o ideal agora é conciliar os estudos, treinando questões de múltipla escolha e questões dissertativas, de acordo com as provas que irá prestar.

Continua após a publicidade

Unicamp + Enem

“Para quem vai prestar apenas Unicamp e Enem, por exemplo, a recomendação é focar em questões ‘tipo teste’ até a semana em que se encerra o segundo dia do Enem (20 de novembro). Depois, poderá iniciar o estudo só com questões dissertativas, podendo fazer uso das provas anteriores da segunda fase da Unicamp”, explica Bigon. 

Unicamp + Enem + Fuvest

Já para quem também vai prestar Fuvest, o foco é, mesmo após o Enem, conciliar o estudo com questões de múltipla escolha, para também se preparar para a primeira fase do vestibular da USP, que ocorre no início de dezembro. O estudo pode ser divido:

  • Ao longo do dia, com metade das horas de estudo dedicadas a testes e a outra metade para dissertativas;
  • Ou ao longo da semana, intercalando um dia para testes e um dia para dissertativas.
Continua após a publicidade

Quando começar a revisão?

A maioria dos cursos pré-vestibular iniciam o período de revisões em outubro, ou seja, no mês anterior ao início dos principais vestibulares. 

Mesmo assim, a orientação do diretor é que os estudantes comecem a incluir, no dia a dia, a realização das provas anteriores, de 2018 a 2022. Assim, já se acostumam com o modelo das provas oficiais e, ao mesmo tempo, realizam uma revisão dos assuntos das questões que tenham errado. 

“Cabe ressaltar que revisar é importante, mas dificilmente o estudante conseguirá passar novamente por todos os conteúdos. Por isso, recomendamos que ele priorize as matérias que tenha maior dificuldade, baseado nos resultados dos simulados ou das provas anteriores.” 

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

5 dicas práticas para quem vai prestar Unicamp este ano

  • Verifique o conteúdo programático do vestibular Unicamp 2023, pois alguns assuntos (exemplo: matrizes) foram excluídos da ementa;
  • Comece a revisão para a Unicamp, se ainda não começou, duas semanas antes do vestibular, no mínimo; 
  • Faça as provas anteriores dos últimos cinco anos – ou pelo menos as mais atuais, que já estão com 72 questões;
  • Para a segunda fase, vá além das disciplinas específicas do seu curso e dê uma importância a matemática e português, principalmente nas obras que ainda não foram cobradas em anos anteriores. Essas duas disciplinas tendem a ser um diferencial na segunda fase no vestibular Unicamp;
  • Dê um foco maior para a redação da Unicamp nas duas últimas semanas que antecedem a segunda fase.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Mudanças na Unicamp: como se preparar para a prova a partir de agora?
Universidades
Mudanças na Unicamp: como se preparar para a prova a partir de agora?
As duas etapas do vestibular serão realizadas, pela primeira vez, no mesmo ano. Saiba o que deve mudar na sua preparação

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.