Ministério Público do Ceará volta a pedir anulação de 14 questões do Enem no país
Procuradoria pediu também que MEC e Inep sejam investigados pelo vazamento das questões do exame
Atualizado em 8/12, às 18h20
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) voltou a pedir a anulação de 14 perguntas da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 em todo o país. O pedido já fora feito em 11 de novembro, sem sucesso.
O MPF-CE encaminhou na última terça-feira (6), através do procurador da República Oscar Costa Filho, uma recomendação ao Inep, órgão do Ministério da Educação (MEC) que cuida da prova do Enem, solicitando que as 14 questões que vazaram do exame sejam anuladas em todo o território nacional. A procuradoria acredita que as questões podem ter vazado em outros lugares além do Colégio Christus, de Fortaleza.
O MEC conseguiu na Justiça Federal anular as questões apenas para os estudantes do colégio, que receberam um simulado dias antes da aplicação do Enem que continha algumas perguntas idênticas às do exame.
– Confira as 14 questões canceladas do Enem 2011
O MPF também pediu um “deslocamento do eixo das investigações” em relação a responsabilidade do vazamento das questões da prova, pedindo a concentração das investigações da Polícia Federal ao MEC e ao Inep.
A presidente do Inep, Malvina Tuttman, tem um prazo de 10 dias para se pronunciar sobre a solicitação do MPF-CE.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem