Mês do Orgulho LGBTQIA+: as políticas inclusivas nas universidades dos EUA
Levantamento mostra como universidades americanas lidam com questões como bem-estar e segurança para as comunidades LGBTQ
Por Mariane Roccelo
Este texto foi originalmente publicado no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar, parceira do Guia do Estudante.
O Index Campus Pride, criado em 2007 pela organização sem fins lucrativos Campus Pride, avalia como as universidades e instituições de ensino superior nos Estados Unidos lidam com questões como bem-estar e segurança para as comunidades LGBTQ. O índice avalia questões como políticas internas, programas e práticas inclusivas com objetivo de criar ambientes estudantis mais seguros e inclusivos.
Segundo a organização, “todo estudante tem o direito à um ambiente de aprendizagem seguro que permita aprender, viver e crescer academica e socialmente”. Para isso, o papel desempenhado pelas prefeituras dos campus das instituições tem o poder e responsabilidade de garantir esse direito a cada aluno.
Nesse contexto, o Index do Orgulho no Campus nasceu como um primeiro passo para tentar garantir a equidade LGBTQ dentro da vida acadêmica das instituições norte-americanas. No site do índex, é possível acessar um banco de dados que fornece informações e explicações sobre cada instituição de ensino. A organização coleta uma série de dados, divididos nas seguintes temáticas principais:
- Políticas de Inclusão;
- Suporte institucional e comprometimento;
- Vida acadêmica;
- Vida estudantil;
- Moradia e vida nas residências;
- Segurança no campus;
- Aconselhamento e Saúde;
- Recrutamento e retenção,
As avaliações seguem um padrão em todo território norte-americano. Segundo o site do Index, o objetivo é oferecer “uma ferramenta de medição contínua e eficaz para melhorar a qualidade de vida de LGBTQ e pessoas aliadas no campus”. Nele, familiares e estudantes podem pesquisar como as instituições lidam com essas questões na hora de decidir onde se matricular.
A iniciativa que começou a ser desenvolvida em 2001. Após anos de testagem e preparação, foi lançado em 2007 e mantido por uma equipe de pesquisadores LGBTQ norte-americanos. Além dos pesquisadores, a iniciativa tem um conselho consultivo que supervisiona o trabalho e realiza uma revisão anual para aperfeiçoar as avaliações ao longo dos anos.
O índex pontua as instituições com uma escala de 1 a 5 estrelas. Confira a seguir a participação (ou não) e notas das melhores universidades norte-americanas. Posterioremente, mostramos a lista das universidades com cinco estrelas.
Como são classificadas as 10 melhores universidades dos EUA
Harvard, Yale, Stanford, California Institute of Technology (Caltech) e Northwestern não participam das avaliações.
O MIT, Massachusetts Institute of Technology recebeu a boa nota de 4.5 estrelas. A instituição recebeu 5 estrelas em todos os critérios, com excessão dos “Segurança no Campus” e “Recrutamento e esforços de retenção”, que receberam 4 estrelas.
A Universidade de Duke recebeu 4 estrelas no Índex. O único critério em que a Duke recebeu 5 estrelas foi o de “Segurança no Campus”. Nos critérios “Suporte e Comprometimento Institucional” e “Vida Estudantil”, recebeu 4,5 estrelas; Nos critérios “Políticas de Inclusão”, “Aconselhamento e Saúde” e “Recrutamento e retenção” recebeu 4 estrelas. No critério “Vida Acadêmica”, recebeu 3.5 estrelas. No critério “Moradia e vida nas residências” recebeu 2.5 estrelas.
A Universidade de Princeton recebeu a mais alta avaliação de 5 estrelas. Recebeu 4 estrelas nos quesitos “Vida Acadêmica” e “Conselho e Saúde”; 4.5 estrelas nas “políticas de Inclusão” e “Moradia e vida nas residências”; em todos os outros, recebeu 5 estrelas.
A Universidade de Cornell recebeu, assim como o MIT, 4.5 estrelas. Nos critérios Políticas de Inclusão, Suporte institucional e comprometimento e Vida acadêmica, recebeu 4.5 estrelas. Em Recrutamento e retenção recebeu 4 estrelas. Em Moradia e vida nas residências recebeu 3.5 estrelas. Nos outros critérios, recebeu 5 estrelas.
Lista com todas as universidades que receberam 5 estrelas:
- Washington State University – Pullman, WA;
- Rutgers, The State University of New Jersey – New Brunswick, NJ;
- Augsburg University – Minneapolis, MN;
- Ithaca College – Ithaca, NY;
- University of Colorado at Boulder – Boulder, CO;
- Elon University – Elon, NC;
- Kansas State University – Manhattan, KS;
- Montclair State University – Montclair, NJ;
- Lehigh University – Bethlehem, PA;
- Princeton University – Princeton, NJ;
- University of Vermont – Burlington, VT;
- Southern Oregon University – Ashland, OR;
- Macalester College – Saint Paul, MN;
- San Diego State University – San Diego, CA;
- University of Wisconsin – Eau Claire – Eau Claire, WI;
- University of Kentucky – Lexington, KY;
- Northern Kentucky University – Highland Heights, KY;
- Guilford College – Greensboro, NC;
- University of Texas at Dallas – Richardson, TX;
- Kent State University – Kent, OH;
- Purdue University – West Lafayette, IN;
- Kenyon College – Gambier, OH;
- University of Wisconsin – Milwaukee – Milwaukee, WI, WI;
- Southern Illinois University Carbondale – Carbondale, IL;
- University of Louisville – Louisville, KY;
- Virginia Wesleyan University – Virginia Beach, VA;
- University of Michigan-Ann Arbor – Ann Arbor, MI;
- University of Northern Colorado – Greeley, CO;
- University of Nebraska at Kearney – Kearney, NE.