O Ministério da Educação (MEC) antecipou a divulgação do gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que só seria feita nesta quarta-feira (7), para o início da noite desta terça-feira (6). Os gabaritos das provas azul, amarela, branca, cinza e rosa já estão disponíveis para consulta.
– Veja o gabarito oficial do Enem 2012
– Redações do Enem 2012 poderão ser consultadas a partir de 15 de fevereiro
– Mais de 60 candidatos são eliminados do Enem por postar imagens nas redes sociais durante a prova
– #AprendiNoEnem: No Twitter, candidatos postam as lições que aprenderam com o Enem 2012
O Enem registrou abstenção de 27,9% dos participantes. No total, 4,1 milhões de alunos compareceram aos 15.076 locais de provas em 1.615 municípios do país. O número de ausentes foi maior do que no ano anterior, de 26,4%. O exame foi aplicado no último final de semana, em 3 e 4 de novembro.
Acesso à redação
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou neste domingo (4), após o encerramento do segundo dia de provas do Enem, que o espelho da redação estará disponível para consulta a partir desta edição do exame. De acordo com o Inep, a redação será liberada a partir de 15 de fevereiro de 2012.
Segundo Mercadante, a prova será divulgada aos alunos para fins pedagógicos. “Nenhum exame do mundo autoriza isso”, disse. O tema deste ano foi "O Movimento Imigratório para o Brasil no Século XXI". Além de liberar o espelho do texto para consulta, o MEC também alterou o método de correção da prova e liberou um manual de redação que explica os critérios de avaliação.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem