Os aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem fazer sua matrícula a partir desta sexta-feira (17) na universidade ou instituto onde irão estudar. Cabe ao selecionado verificar endereço, horários e procedimentos necessários diretamente junto à instituição. O prazo vai até terça-feira (21).
A seleção para as 171.401 vagas oferecidas em 4.723 cursos de 115 instituições de ensino superior públicas foi feita por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013.
>> Veja o resultado da primeira chamada do Sisu
Como cada candidato pode fazer até duas opções de curso na hora da inscrição, na primeira chamada ele pode ser selecionado tanto para a primeira quanto para a segunda opção. O candidato selecionado para a primeira opção que não efetuar a matrícula no prazo será automaticamente excluído do processo de seleção. Já o candidato selecionado para a segunda opção que não efetuar a matrícula poderá ainda ser convocado na segunda chamada, para a primeira opção, caso as vagas do curso não sejam todas preenchidas.
>> Veja dicas para a escolha do curso no Sisu
>> Administração foi o curso com o maior número de inscritos no Sisu 2014; confira os números finais
>> ESPECIAL: Entenda como funciona o Sisu passo a passo
Caso o estudante queira solicitar a participação em programas de assistência estudantil (para obter auxílio-moradia, transporte etc.), deverá consultar a universidade ou instituto onde irá estudar sobre os programas existentes.
Segunda chamada e lista de espera
O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 27 de janeiro e a matrícula poderá ser feita de 31 de janeiro a 4 de fevereiro.
O estudante que não for selecionado em nenhuma das duas chamadas ou for selecionado na segunda opção, independentemente de ter feito a matrícula, poderá participar da lista de espera. A lista vale apenas para a primeira opção de curso. Para isso, é preciso fazer a adesão no site do Sisu, de 27 de janeiro a 7 de fevereiro. Os estudantes serão convocados a partir do dia 11 de fevereiro.
O Sisu 2014 bateu recordes. Foram 2.559.987 inscritos e 4.988.206 inscrições (cada candidato pôde escolher até duas opções de curso), um aumento de 31,28% em relação ao ano passado e o maior número desde a criação do Sisu, em 2010. As inscrições foram feitas exclusivamente pelo site do programa, que teve mais de 12,3 milhões de visitas. Só podiam se inscrever os estudantes que fizeram a prova do Enem 2013 e não tiraram nota zero na redação.
Leia mais:
– Notícias de vestibular e Enem