Último dia de inscrição para o Enem-USP, modalidade que substitui o Sisu
Modalidade é opção alternativa para candidatos que desejam ingressar na USP sem a Fuvest; prazo acaba ao meio dia desta terça (31)
As inscrições para participar do processo seletivo da USP (Universidade de São Paulo) que utiliza a nota do Enem 2022, encerram-se nesta terça (31). O novo modelo de ingresso, batizado de Enem-USP, começa a valer este ano e substitui a participação da universidade no Sisu – se tornando, assim, a única porta de entrada via Enem na universidade. Serão oferecidas 2.917 vagas na modalidade.
Os interessados têm até as 12h para fazer a inscrição pelo site oficial da Fuvest e realizar o pagamento de uma taxa de R. Os candidatos que estão inscritos na Fuvest 2023 estão isentos do pagamento. Além destes, os seguintes grupos também não precisam realizar o pagamento da taxa:
- Candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica que concorrem às vagas do Enem-USP 2023 destinadas a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;
- Candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica que concorrem às vagas do Enem-USP 2023 destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;
- Candidatos que declararem situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informem o Número de Identificação Social (NIS) único e válido.
Ou seja, só pagam a taxa de inscrição os candidatos que concorrerão na modalidade de ampla concorrência e não tenham se inscrito na Fuvest.
No modelo de ingresso Enem-USP, o candidato pode escolher até 3 opções de curso – desde que sejam dentro de uma mesma área do conhecimento. São elas: Ciências Biológicas e da Vida (B), Ciências Exatas e Tecnológicas (E), e Ciências Humanas e Sociais (H). Não é possível se inscrever em cursos de áreas diferentes, como, por exemplo, Medicina e Artes Visuais. O candidato pode alterar as opções escolhidas entre os dias 13 e 15 de fevereiro. Para saber se as opções de curso pertencem ao mesmo grupo de conhecimento, o candidato deve conferir a tabela presente no edital.
No ato de inscrição, o estudante deve informar em qual categoria concorrerá às vagas. Além da Ampla Concorrência, há vagas reservadas a políticas afirmativas, como candidatos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas e/ou que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas. O número de vagas é distribuído da seguinte maneira: 599 vagas para Ampla Concorrência, 1.233 para estudantes de escola pública, e 1.085 para estudantes PPI (pretos, pardos ou indígenas).
Todos os candidatos concorrem inicialmente na modalidade de Ampla Concorrência, independentemente de se encaixarem ou não nas cotas. Assim, não há necessidade de, se já aprovado, concorrer na modalidade específica de sua política afirmativa.
Assim como no Sisu, as notas das provas do Enem possuem diferentes pesos no cálculo da média final de acordo com o curso escolhido pelo candidato. No curso de Medicina, por exemplo, o desempenho em Ciências da Natureza tem peso 4; em Matemática, 3; enquanto Ciências Humanas, Linguagens e a redação têm peso 2.
A lista de aprovados na primeira chamada será divulgada no dia 17 de fevereiro de 2023. O período de matrículas online acontece de 22 a 27 de fevereiro, pelo site da USP. A lista de espera abrirá no dia 1º de março. Veja mais informações no vídeo abaixo.
Calendário Enem-USP 2023
9 de dezembro a 31 de janeiro: período de inscrição
13 a 15 de fevereiro: prazo para eventual alteração das opções de curso
17 de fevereiro: divulgação da primeira chamada
22 a 27 de fevereiro: matrícula online dos aprovados na primeira chamada
1º a 3 de março: declaração de interesse na lista de espera
1º de março: divulgação da segunda chamada
2 e 3 de março: matrícula online dos aprovados na segunda chamada
13 de março: primeira chamada da lista de espera
14 e 15 de março: matrícula dos aprovados na primada chamada da lista de espera
20 de março: segunda chamada da lista de espera
21 e 22 de março: matrícula dos aprovados na segunda chamada da lista de espera
27 de março: terceira chamada da lista de espera
28 e 29 de março: matrícula dos aprovados na terceira chamada da lista de espera
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.