Começam às 12h desta sexta-feira (21) as inscrições para o curso online gratuito de língua francesa do Français sans Frontières. Ofertado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Embaixada da França no Brasil e com a Aliança Francesa, o curso faz parte do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) e é direcionado a estudantes de universidades federais e estaduais e de institutos federais.
As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, por meio de um link que será disponibilizado no site do IsF (aqui). O prazo vai até as 12h do dia 8 de dezembro, pelo horário de Brasília.
Para concorrer a uma das 1,5 mil vagas, o candidato deve ser aluno de graduação, mestrado ou doutorado com matrícula ativa nas universidades federais, universidades estaduais ou institutos federais credenciados ao IsF, além de ter concluído até 90% do total de créditos de seu curso.
Segundo edital publicado nesta terça-feira (18), para efeito de classificação, terão prioridade os candidatos que: |
1º sejam alunos de graduação de cursos elegíveis ao Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) 2º tenham se submetido ao Enem a partir de 2010 e tenham obtido média igual ou superior a 600 pontos, incluindo a redação; 3º possuam maior índice de rendimento acadêmico, conforme parâmetros definidos pela própria universidade; e 4º sejam bolsistas ou ex-bolsistas do Programa Jovens Talentos para a Ciência de qualquer curso de graduação, com vínculo institucional e que atendam aos demais critérios de seleção. |
O curso estará disponível em 95 instituições distribuídas nas cinco regiões do país e possui dois níveis (A1 e A2) divididos em 24 módulos, com o objetivo de trabalhar compreensão oral e escrita, vocabulário e gramática. As regras para participar do processo seletivo podem ser conferidas na página do IsF-Francês.
Os selecionados receberão, no dia 23 de fevereiro de 2015, nome de usuário e senha para realizar o seu cadastro na plataforma do curso Français sans Frontières. Quem for escolhido e não efetivar a matrícula no prazo indicado não poderá participar do curso nem concorrer a editais futuros do IsF-Francês.
Segundo o MEC, o objetivo do Programa Idiomas sem Fronteiras – Francês é preparar estudantes universitários brasileiros para oportunidades de acesso, por intermédio de programas de mobilidade estudantil como o Ciências sem Fronteiras, às universidades de países onde a educação superior é conduzida na língua francesa. Para isso, o programa vai oferecer também testes de nivelamento, cursos a distância autoinstrucionais e cursos presenciais nas universidades credenciadas no Programa.
É possível acompanhar os editais abertos no IsF neste link.
LEIA TAMBÉM:
– MEC lança Idiomas sem Fronteiras para estudantes e professores
– Notícias de vestibular e Enem