A carreira na música é almejada por muitas pessoas apaixonadas por essa modalidade de arte. É preciso ressaltar, porém, que os trabalhos na área estão se modificando e abrindo novas oportunidades em meio às mudanças tecnológicas.
Muitos músicos profissionais são, hoje, responsáveis pela gestão do próprio trabalho artístico, produzindo, divulgando e distribuindo seus próprios álbuns.
Grupos e orquestras ainda contratam, mas o músico geralmente trabalha por projeto. Além disso, ele pode atuar em eventos de música ao vivo, peças de teatro, musicais, eventos corporativos ou como professor em escolas especializadas.
O licenciado tem um mercado estável por conta da lei que tornou obrigatório (em 2008) o ensino da música em todas as escolas de Educação Básica. E o seu campo de atuação tem se mostrado cada vez mais vasto: há opções para quem deseja atuar na área de pesquisa da universidade e em conservatórios e escolas livres de música e na organização de eventos musicais em centros de cultura.
Outras oportunidades, ainda, contemplam cantores e instrumentistas para óperas, recitais e gravações; músicos para composição e arranjos (com criação de partituras musicais para outros profissionais, além de trilhas-sonoras para filmes, peças teatraus e jingles de publicidade); pesquisadores da área acadêmica e regentes, que organizam, ensaiam e dirigem conjuntos, orquestras e corais, além de selecionar peças e intérpretes.
A seguir, veja a seleção do GE Bolsas de cursos com descontos atualizados. Todos eles receberam boas notas na avaliação do Guia do Estudante:
Conservatório Brasileiro de Música (CBM) – Rio de Janeiro (RJ)
Desconto na mensalidade: 66%
Avaliação GE: 3 estrelas
Faculdade Santa Marcelina – São Paulo (SP)
Desconto na mensalidade: 20%
Avaliação GE: 3 estrelas
Faculdade FMU – São Paulo (SP)
Desconto na mensalidade: 30%
Avaliação GE: 3 estrelas
Faculdade e Conservatório Musical Souza Lima – São Paulo (SP)
Desconto na mensalidade: 5%
Avaliação GE: 3 estrelas
- Fique de Olho: Uma das habilitações do curso da Faculdade de Música Souza Lima, em São Paulo (SP), é performance. Focado em disciplinas práticas, como prática de banda, improvisação e aulas individuais de instrumento, o estudante se aprofunda em vários gêneros musicais contemporâneos, como jazz, blues e música brasileira.