Fuvest revela nova identidade visual e promete prova mais fácil de entender
Como novo logo, tipografia e cores, redesign reflete o compromisso da fundação em tornar o vestibular mais inclusivo e acessível

A Fuvest, responsável pelo vestibular que dá acesso à Universidade de São Paulo (USP), está de cara nova! A mudança vai além de um simples redesign: a fundação anunciou não só uma nova identidade visual, mas também ajustes na diagramação das provas, prometendo um exame mais amigável e acessível para os estudantes.
A reformulação inclui tipografia mais arejada e uma diagramação pensada para reduzir o cansaço na leitura, sem alterar o conteúdo ou o número de questões. Além disso, um novo aplicativo, previsto para ser lançado ainda neste semestre, facilitará a inscrição, o acompanhamento do cronograma e até a realização de simulados personalizados.
+ Vestibular da USP: as questões mais difíceis da 2ª fase da Fuvest 2025

Segundo a instituição, o novo logotipo, em formato circular, simboliza os ciclos contínuos de aprendizado, desde a transição do ensino médio para a universidade até seleções em programas de pós-graduação e concursos públicos. “A vida é feita de ciclos sucessivos, e a Fuvest pode estar presente em muitos deles”, explica o professor Gustavo Mônaco, diretor-executivo da fundação.
A ênfase do logo é nas três primeiras letras da fundação – “Fuv” –, um aceno direto à forma carinhosa como vestibulandos costumam se referir à instituição nas redes sociais. “Queríamos valorizar a perspectiva dos estudantes, principalmente dos mais jovens, mostrando que estamos atentos à maneira como eles enxergam a Fuvest”, afirma Mônaco.
Outro destaque é o “V” destacado no centro da palavra “Fuvest”. A escolha não foi aleatória: a letra simboliza a vitória conquistada pelos estudantes ao superarem os desafios do vestibular e garantirem uma vaga na universidade. “Queríamos que o logotipo refletisse não apenas o processo seletivo, mas também o sentimento de conquista que vem depois dele”, explica Mônaco. Além disso, o “V” remete à própria palavra “vestibular”, reforçando o propósito central da instituição.
+ Os cursos da USP que estão entre os melhores do mundo
Prova de cara nova
Um dos pontos principais da nova identidade está na tipografia mais arejada e na diagramação das provas. O objetivo é facilitar a leitura dos textos, por vezes apontada por estudantes como maçante ou cansativa – sem mexer, claro, mexer no tamanho ou número de questões.
Na imagem abaixo, confira a mesma página diagramada no estilo antigo da prova e no anunciado nesta segunda-feira pela fundação. “A escolha cuidadosa das fontes tipográficas Ballo-Devanagari para títulos e Arial MT Light para textos garante flexibilidade, legibilidade e uma estética contemporânea”, anuncia o comunicado oficial.
+ 7 curiosidades sobre a USP, a maior universidade do país

Segundo a Fuvest, a modernização não se limita ao visual, mas amplia o escopo de atuação da instituição. “Nosso objetivo é continuar sendo referência, mas com um olhar voltado para o futuro”, conclui Mônaco. “Queremos que cada estudante veja na Fuvest não apenas um desafio, mas um portal para as próximas etapas de sua vida acadêmica e profissional.”
Ainda no primeiro semestre, a fundação promete lançar um aplicativo para facilitar as inscrições e o acompanhamento do cronograma das provas. Uma das funcionalidades mais aguardadas é a ferramenta de simulados “on demand”, que permitirá a criação de testes personalizados a partir de um banco de questões do vestibular.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.