Fuvest inclui novos gêneros textuais na redação e promove simulado para candidatos
Encontro online será realizado em abril e 3 mil participantes terão seus textos corrigidos pela banca da USP

Que o vestibular da Fuvest virá de cara nova este ano, não é novidade. Em dezembro, a Fundação, responsável pelo seleção dos estudantes da USP (Universidade de São Paulo), anunciou mudanças no formato da prova, como a distribuição das disciplinas em áreas do conhecimento. Uma das alterações que mais chamou a atenção foi a redação: a partir desta edição, ela fica mais parecida com a da Unicamp, abarcando diferentes gêneros de texto. Para preparar os candidatos, a Fuvest promoverá um simulado online em abril, com duas propostas de redação no novo formato. Ao final, 3 mil estudantes serão sorteados e terão seus textos corrigidos pela banca.
O encontro, que será virtual e ainda não tem horário definido, acontecerá nos dias 26 e 27 de abril. Diferentemente do vestibular, quando o candidato poderá optar por um dos dois gêneros propostos pela banca, no simulado ele terá que escrever sobre ambos os temas.
As inscrições poderão ser feitas no site da Fuvest entre 15 e 22 de abril. Não há limites de participantes.
Os que não forem sorteados para ter a redação corrigida poderão fazer o download de seus textos a partir de 15 de maio – permitindo a correção por professores de suas respectivas escolas ou cursinhos.
A Fuvest divulgará em breve mais informações sobre o simulado.
Mudanças na Fuvest 2026
Entre as mudanças previstas para o vestibular 2026 da Fuvest estão:
- Divisão das disciplinas em quatro áreas do conhecimento, como ocorre no Enem;
- Questões mais aplicadas ao cotidiano dos candidatos e da sociedade, fugindo da “decoreba”;
- Prova mais interdisciplinar, seguindo a tendência dos últimos anos em mesclar as disciplinas;
Veja o programa completo da edição aqui.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.