A Fundação para o vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) orientou que os candidatos do vestibular da Unesp chegassem aos locais de prova uma hora antes do início da mesma, às 14h. Mesmo assim, alguns dos estudantes não conseguiram chegar a tempo de fazer o vestibular.
– Segundo dia da 2ª fase do vestibular da Unesp tem questões de Linguagens e Códigos e redação
– Confira a correção completa da primeira prova da 2ª fase da Unesp 2012
– Veja o caderno de provas do primeiro dia da segunda etapa da Unesp
Foi o que aconteceu com a estudante Uany Germana, de 18 anos. Ela saiu de sua casa, no Taboão da Serra, na grande São Paulo, ao meio dia – duas horas antes do início da prova e mais cedo do que ontem. Mas, desta vez, o tempo não foi suficiente. Com o trânsito da cidade, só conseguiu chegar na Unip da Marquês de São Vicente, um dos locais de prova da Unesp, por volta das 14h15, após o fechamento dos portões.
Ela ia prestar Psicologia e ficou arrasada por perder o segundo dia de prova do vestibular. Mas, a garota passou para a 2ª fase do processo seletivo da Fuvest e ainda tem a chance de conseguir uma vaga em uma universidade pública. Força Uany!
Também atrasado, o estudante Thiago Silva Pereira, de 18 anos, não demostrou nem parte da decepção de Uany. Ele saiu de casa, na Vila Prudente, zona Sudeste de São Paulo, às 13h10 e disse que se passasse no vestibular, não iria para a Unesp. Suas expectativas são no curso de Engenharia da USP.
Distância foi um desafio para os estudantes
Para Rafael Kurita, 18, que também mora na Vila Prudente, a distância foi o maior problema da prova da Unesp. Para conseguir chegar com tempo de fazer a prova, ele saiu de casa às 11h30.
A grande distância entre o local de prova e a casa dos candidatos (que são divididos por ordem alfabética) provocou muitas reclamações. Cristiane dos Santos, por exemplo, disse que faltou ao trabalho para trazer a filha de sua casa, na zona Sul da cidade, até a Unip, na zona Oeste. O trajeto, que envolveu ônibus, metrô e trem, levou três horas para ser completado. “Muita gente vem de longe e chega correndo. Ontem, vi estudantes quase serem atropelados”, diz.
Antes do fechamento dos portões, os fiscais de prova foram para a rua verificar se havia candidatos retardatários no caminho. Hoje, três estudantes tentaram atravessar correndo as movimentadas ruas da Praça Pedro Corazza, mas foram alertados pela equipe para que esperassem pelo semáforo.
O último dia de prova do vestibular 2012 da Unesp terá uma duração de 4h30. Após o final do exame, às 18h30, o GUIA DO ESTUDANTE trará a correção online das prova de hoje, feita pelo cursinho Anglo, de São Paulo.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem