Este texto é para todos aquele que se dedicaram e estão agora aguardando as provas de segunda fase da Unicamp e da Fuvest. Sim, vocês chegaram até aqui e não dá para jogar a toalha tão perto da reta final!
Conversamos com professores de cursinhos para saber se é possível estudar a poucos dias das provas e eles deram dicas preciosas para os vestibulandos. Antes de começar, a dica que o GUIA DO ESTUDANTE dá é: equilibre diversão e estudos. O resultado dessa mistura pode render ótimos resultados no vestibular.
Faça provas anteriores da segunda fase
A gente sabe que não tem muito tempo pela frente, mas a dica dos professores é aproveitar estes poucos dias (no caso da Unicamp) e semanas (no caso da Fuvest) para resolver exercícios de anos anteriores e fazer redações. Mesmo que não dê para aprender um assunto novo, você fortalece os conhecimentos naquilo que já sabe.
Deu de cara com uma questão que não conseguiu responder? Vá atrás da resolução dela!
+ Conheça o Marca Texto, podcast que analisa as obras cobradas na Unicamp e na Fuvest
Releia seus resumos e mapas mentais
Sabe todos aqueles resumos que você escreveu ao longo do ano enquanto aprendia os conteúdos novos? Ou então aqueles mapas mentais que te tomaram horas e muitas canetas coloridas? Tire eles da gaveta! Esse é um método mais do que adequado para relembrar os assuntos já estudados. Deixe os livros apenas para dúvidas mais específicas que possam surgir nas revisões.
+ O que esperar de cada disciplina na segunda fase da Unicamp
Foque nas disciplinas específicas do seu curso
O ideal, sempre, é equilibrar todas as disciplinas, já que é interessante que o estudante tenha domínio de todas as áreas. No entanto, faltando apenas alguns dias para as provas, os professores do cursinho Me Salva! aconselham que seja dada uma atenção especial principalmente para as matérias que mais serão cobradas dos candidatos.
Vale lembrar que a segunda fase tanto da Unicamp quanto da Fuvest conta com um dia de provas específicas, aplicadas de acordo com a área do conhecimento a que pertence o curso escolhido pelo candidato. Estudantes que prestam para Medicina, por exemplo, terão uma prova mais voltada para as biológicas. Quem presta Jornalismo, para humanidades.
Treine para os formatos de redação cobrados pela Fuvest e Unicamp
As duas provas apresentam peculiaridades quanto ao formato de texto exigidos dos candidatos. No primeiro dia de provas da Fuvest, por exemplo, o candidato deve produzir um texto do gênero dissertativo-argumentativo. Isso significa que é preciso formular e apresentar uma tese que será defendida ao longo do texto.
Além disso, a Fuvest tem o costume de cobrar temas ligados à atualidade e ao comportamento humano diante de aspectos da realidade. São temas, por vezes, filosóficos como a importância das utopias. Entenda melhor aqui como é a redação da Fuvest.
Já para a Unicamp, o formato é bem diferente. Na prova, o estudante vai se deparar com duas propostas de redação e deve escolher uma. A grande peculiaridade aqui é o gênero textual: pode ser dissertação, carta, entrevista, resumo, comentário de blog, verbete, crônica ou outra surpresa da banca.
Para a Unicamp, a orientação é ler com atenção as propostas e seguir as instruções.
+ Unicamp: temas de redação e gêneros textuais que já caíram na prova
Consultoria: Pré-vestibular COC São Bernardo, Curso Poliedro, Me Salva!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.