Como é a prova da Fuvest? Saiba o que esperar da primeira fase
Você sabe quantas questões tem a primeira fase do vestibular? E quais matérias mais caem? Confira aqui
A Fuvest 2024 está chegando! Os milhares de estudantes que sonham em entrar na USP (Universidade de São Paulo) fazem, no próximo domingo (19), a primeira fase do vestibular. A Fuvest é um dos vestibulares mais temidos, reconhecido pela abordagem conteudista e exigente. Se você é um dos candidatos que vai enfrentar o desafio mas ainda não sabe muito bem como é a prova da Fuvest, neste texto o GUIA DO ESTUDANTE te ajuda.
Selecionamos as principais informações sobre esta primeira fase, como o formato da prova, número de questões e conteúdos cobrados.
Quais matérias são cobradas na Fuvest?
Assim como outros vestibulares e o próprio Enem, a Fuvest cobra conteúdos ensinados no Ensino Médio – Língua Portuguesa e Literatura, História, Filosofia, Sociologia, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês.
Até a edição de 2022, essas disciplinas apareciam isoladamente ao longo da prova, mas na Fuvest 2023 essa tendência mudou. O vestibular passou a contar com questões interdisciplinares e as disciplinas vieram dispersas ao longo da prova, e não mais em grandes blocos.
+ “Interdisciplinaridade na 1ª fase veio para ficar”, diz diretor da Fuvest
Quantas questões tem a primeira fase da Fuvest?
A primeira fase da Fuvest tem 90 questões distribuídas entre as disciplinas. Algumas, como Matemática e Língua Portuguesa, contam com mais perguntas do que outras, como Sociologia e Inglês. Todas as questões são de múltipla escolha, com cinco alternativas cada.
E a redação?
A primeira fase da Fuvest não conta com uma redação. Apenas na segunda fase os candidatos deverão elaborar um texto no formato dissertativo-argumentativo.
+ Confira como é a redação da Fuvest
O que mais cai em cada matéria na Fuvest?
A SAS Plataforma de Educação elaborou um levantamento com os conteúdos mais cobrados na Fuvest, por disciplina. Confira alguns deles:
- Geografia: População (10,92%); questões ambientais (10,50%); geopolítica (9,66%); clima (6,30%). Veja o restante aqui.
- História: Mundo contemporâneo (11,86%); história do Brasil – Sistema Colonial (11,86%); Idade Moderna (10,82%); república Oligárquica (6,70%). Veja o restante aqui.
- Química: Química Geral (33,53%); físico-Química (32,94%); química Orgânica (17,65%); atomística (10,59%). Veja o restante aqui.
- Física: Mecânica (38,41%); eletricidade (17,22%); termologia (11,26%); óptica (9,93%). Veja o restante aqui.
- Biologia: Ecologia (19,50%); fisiologia animal e humana (16,35%); reino vegetal (15,09%); genética (15,09%). Veja o restante aqui.
- Matemática: Geometria plana (13,95%); trigonometria (12,21%); geometria espacial (10,47%); funções (9,88%). Veja o restante aqui.
- Língua Portuguesa: Interpretação textual (39,48%); Movimentos literários (27,66%); Léxico (6,15%); Teoria literária (5,67%). Veja o restante aqui.
- Inglês: Interpretação de Texto (87,01%); léxico (10,39%); adjetivos (2,60%).
Quais livros caem na Fuvest?
Que a Fuvest cobra a leitura de uma lista de obras literárias, todo vestibulando sabe. Mas você tem certeza de quais são os livros desta edição? Para não restar nenhuma dúvida, vamos recapitular:
- Marília de Dirceu– Tomás Antônio Gonzaga
- Quincas Borba – Machado de Assis
- Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade
- Angústia – Graciliano Ramos
- Mensagem – Fernando Pessoa
- Nós matamos o cão tinhoso! – Luís Bernardo Honwana
- Campo Geral – Guimarães Rosa
- Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles
- Dois irmãos – Milton Hatoum
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.