Basta analisar as questões de Literatura das provas anteriores da Fuvest para observar que, além da verificação de leitura e análise literária dos livros obrigatórios, é comum que os enunciados também exijam que os candidatos estabeleçam conexões entre duas ou mais obras.
A banca pode pedir que o estudante estabeleça paralelos entre os protagonistas, faça relações entre as narrativas ou que discuta os movimentos literários aos quais as obras pertencem. Este tipo de questão pode aparecer tanto na primeira como na segunda fase.
No ano passado, uma das questões da primeira fase definia um procedimento literário (as “narrativas paralelas”) e solicitava que o candidato apontasse obras que adotassem esse procedimento, indicando, nas alternativas, livros da lista obrigatória.
A alternativa correta era Nove noites e Terra sonâmbula, já que do ponto de vista da estrutura, as duas obras apresentam narrativas paralelas que, quando consideradas em conjunto, compõem um todo. Confira a correção comentada desta questão, a 19 da prova V, pelos professores do Curso Anglo.
Outra possibilidade é a questão definir um traço de personagem ou aspecto de enredo de um determinado livro, e solicitar ao candidato que identifique o mesmo traço em outras obras da lista, colocadas na alternativas. Um exemplo disso apareceu no primeiro dia da segunda fase da Fuvest 2020.
O enunciado trazia um trecho de O Cortiço e outro, do Quincas Borba. Um dos itens pedia que “a partir das diferentes esferas sociais e práticas econômicas referidas nos fragmentos” o candidato traçasse um breve paralelo entre as trajetórias dos protagonistas nos dois romances.
Confira a correção comentada da questão acima, de número 8 na prova, pelos professores do Anglo
Quais obras poderiam ser relacionadas na lista deste ano
Fernando Marcílio, professor de Literatura do Curso Anglo, destaca que existem várias possibilidades de abordagem conjunta das obras da lista. Um aspecto que pode ser trabalhado, por exemplo, são os gêneros literários.
“A lista deste ano apresenta vários livros de poemas. Pode-se estabelecer uma relação entre os diferentes gêneros, separando o lirismo presente em Poemas escolhidos de Gregório de Matos e o de Alguma poesia da tendência narrativa presente em Mensagem e Romanceiro da Inconfidência“, analisa Fernando.
O professor listou mais possíveis relações entre os livros. Confira!
Mensagem e Romanceiro da Inconfidência
Mensagem conta a história de Portugal, com destaque para a formação do Império constituído a partir da expansão marítima, enquanto o Romanceiro trata de um episódio da história do Brasil: a Inconfidência Mineira de 1789.
“Um traço característico das narrativas é a preservação do distanciamento do narrador, que se limita a relatar fatos e episódios. No entanto, o que ocorre nessas duas obras é que o narrador se mostra bastante presente, seja evidenciando seu envolvimento com o assunto de que trata, seja tecendo comentários a respeito dos episódios narrados”, explica o professor.
Campo Geral, Nove noites e Terra Sonâmbula
Fernando explica que algumas obras da lista podem ser classificadas como narrativas de formação, isto é, que tratam da constituição da personalidade.
É o caso de Campo Geral, que conta a história dos ritos de passagem pelos quais passa o protagonista Miguilim. A característica também pode ser observada em Nove noites, que narra o esforço de um personagem, antropólogo americano Buell Quain, para descobrir o seu lugar no mundo em que vive. E ainda em Terra sonâmbula, em que existe a busca de uma identidade individual (do menino Muidinga) e também de uma identidade nacional, na medida em que o país todo, Moçambique, destruído após seguidas décadas de conflitos, tenta reconstituir suas próprias raízes.
Quincas Borba e Angústia
Nas duas narrativas, aparecem elementos comuns, como o triângulo amoroso – que, aliás, também está presente em Campo Geral – e o processo de perturbação mental dos protagonistas: Rubião, no primeiro caso, e Luís da Silva, no segundo.
Mensagem e Terra sonâmbula
“Mensagem se refere ao heroísmo português, algo que é questionado em Terra sonâmbula. No primeiro caso, temos a dominação vista da perspectiva do colonizador; no segundo, da perspectiva do colonizado”, compara Fernando.
+ Como revisar as obras obrigatórias para o vestibular
Lista de livros Fuvest 2023
Na Fuvest 2023, a lista de livros cobrados segue a mesma do ano passado. É o último ano de três livros: “Nove Noites”, de Bernardo de Carvalho, “Poemas Escolhidos”, de Gregório de Matos, e “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto.
Você já conhece o Marca Texto? É o podcast do Guia do Estudante que analisa as obras cobradas no vestibular da Fuvest e da Unicamp. Em cada episódio, um professor de Literatura do Curso Anglo aponta os principais tópicos sobre a obra que o candidato deve saber antes de fazer a prova. Clique no link e escute!
Quincas Borba – Machado de Assis
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.