Cinco quadrinhos que divertem e ajudam a estudar para o Enem
Dicas de filmes, quadrinhos e games que ensinam enquanto você se diverte
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 está chegando. No próximo final de semana, 6 e 7 de novembro, mais de quatro milhões de estudantes prestarão o exame, que desde 2009 passou a ser uma porta de entrada para a faculdade.
A menos de uma semana da prova, é hora de relaxar! Para isso, nada melhor do que assistir um filme, ler uma história em quadrinhos ou jogar videogame. Selecionamos algumas dicas para você se divertir e, de quebra, ter algumas horas extras de aprendizado.
– Tire todas as suas dúvidas sobre o Enem com a série de perguntas e respostas sobre o exame
Veja também dicas de filmes e games.
DICAS DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Shenzhen – Uma viagem à China
Autor Guy Delisle Editora Zarabatana Books
O livro conta a experiência vivida pelo desenhista canadense Guy Delisle nos três meses que esteve na China, na cidade de Shenzhen, a quarta maior aglomeração urbana do país. A ironia, o bom humor e a capacidade de observação são marcas da escrita de Delisle. O canadense é também autor de outras duas HQ’s de viagens: Pyongyang – Uma Viagem à Coréia do Norte e Crônicas Birmanesas. Estes são três livros que trazem, numa linguagem leve e divertida, a realidade de sociedade asiáticas vistas por olhos ocidentais.
A BuscaAutores Eric Heuvel, Lies Schippers e Ruud van der Rol Editora Cia. das Letras Mais de 60 anos depois da II Guerra Mundial, restaram poucas pessoas para contar a história do holocausto – o genocídio feito pelos nazistas que matou em torno de seis milhões de judeus. Foi pensando nisso, que o cartunista Eric Heuvel, com o apoio do centro holandês Anne Frank, criou A Busca, para contar a história do holocausto nas salas de aula alemãs. A história é contada por Esther, que aos 16 anos é separada dos pais, enviados a um campo de concentração.
– "Aborto pode ser tema da redação do Enem", diz coordenador do cursinho Objetivo
Persépolis
Autor Marjane Satrapi Editora Cia. das Letras
O livro é a autobiografia de Marjane Satrapi, que aos 10 anos vivencia a Revolução Islâmica de 1979 no Irã e a derrubada da ditadura do xá. Com o país em clima de repressão e conservadorismo religioso, os pais de Marjane a mandam no início da adolescência para a Áustria, onde ela enfrentará a solidão e o choque cultural. A HQ fez tanto sucesso que virou filme. Marjane também é autoral de Frango com Ameixas, que conta a história de seu tio.
Os Brasileiros
Autor André Toral Editora Conrad
O livro é composto de sete histórias que falam sobre a relação entre os índios e não índios – como parte da formação do povo brasileiros. O conjuntos de histórias vai desde os primeiros contatos dos índios com os europeus, no século XVI, até os dias de hoje, com grupos indígenas convivendo cotidianamente com os não índios. Apesar de fictícias, as histórias são baseadas em um contexto real.
O Fotógrafo (1,2 e 3)
Autores David Lefèvre, Emmanuel Guibert e Fédéric Lemercier Editora Conrad
A trilogia narra, com fotos e quadrinhos, as aventuras do fotógrafo Didier Lefèvre ao cruzar o nordeste do Afeganistão em guerra em 1986, acompanhando a organização humanitária Médico sem Fronteiras (MSF). Apesar da viagem de Lefèvre já ter mais de 20 anos e retratar a guerra do país contra a União Soviética – que durou até 1989 -, a obra ainda é muito atual. Isso, porque o Afeganistão está em guerra desde 2001 com os Estados Unidos. Os conflitos mudaram, mas a população continua tentando sobreviver à miséria e aos bombardeios, tal qual nos registros de Lefèvre.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de Vestibular e Enem