Às 13h, em ponto, os portões da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), um dos locais de prova do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foram fechados pela fiscal de prova. Menos de 5 minutos depois, apareceram os primeiros estudantes atrasados e, 45 minutos mais tarde, sete candidatos se colocavam na frente do portão, todos com a mesma reclamação: chegaram depois das 13h por um erro de informação do site da Comvest, instituição responsável por realizar a prova da Unicamp.
Foi o que aconteceu com o estudante Luiz Carlos Oliveira, 20 anos, que ia fazer vestibular para Engenharia. O garoto mora em Paulínia, no interior de São Paulo, e saiu de casa bem cedo para não correr o risco de chegar atrasado. “Acabei pegando trânsito na Marginal Tietê, não imaginei que teria engarrafamento em um domingo. Mesmo assim estava tranqüilo, porque achava que a prova começava às 14h e que os portões iam abrir às 13h”, diz.
O estudante Rafael Yano, de 17 anos, que está fazendo vestibular para Engenharia de Alimentos, também achava que os portões iam abrir às 13h. “Não achava que estava atrasado. Tinha certeza que o portão abria às 13h e que iria fechar só às 13h45. Vi essa informação no próprio site da Comvest, tenho certeza absoluta”, comenta o estudante.
Segundo Gabriel Varella, 18 anos, que está prestando vestibular para Gestão Empresarial, o site da Comvest apresentou a informação errada. “Entrei no site da Comvest na quarta-feira (9), para checar o meu local de prova e a minha sala. Lá, estava escrito que a prova começaria às 14h”, explica o estudante. A mãe de outra candidata confirma a mesma versão de Gabriel. “Entrei no site ontem para verificar o horário, tenho certeza que estava escrito que a prova começava às 14h e os portões seriam fechados 15 minutos antes, ou seja, às 13h45”, diz.
Para tentar ajudar os candidatos, alguns pais conversaram com a fiscal de prova, que disse que iria verificar a informação e não voltou mais. Desesperados, pais e candidatos acessaram a internet para ver se encontravam a informação errada, mas, segundo eles, no site da Comvest estava que a prova começaria às 13h.
Comvest não confirma erro no site
Procurada pelo GUIA DO ESTUDANTE, a assessoria de imprensa da Comvest informou que esta foi a primeira reclamação do tipo neste vestibular e atribui o erro a uma falta de atenção dos estudantes, uma vez que todos os locais do site informam o início da prova como sendo às 13h.
Segundo a assessoria, no processo seletivo de 2009 o horário de início da prova era às 14h e o erro dos candidatos deve ter saído daí. Para eles, é possível que em uma busca pela internet, os estudantes tenham encontrado este dado, sem perceber que se tratava de um vestibular antigo. Desde 2010 a prova da Unicamp tem início às 13h, com abertura dos portões às 12h.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem