Brasileiros podem se inscrever até esta sexta na Universidade de Coimbra, em Portugal
Candidatos precisam ter tirado pelo menos 600 no Enem
Brasileiros que queiram estudar em Portugal têm até hoje (13) para se candidatarem a uma vaga na Universidade de Coimbra, a mais antiga do país. Há 630 vagas destinadas a brasileiros. As vagas são divididas em oito cursos: Letras, Direito, Ciências e Tecnologia; Farmácia, Economia, Psicologia; Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física.
Para se candidatar, é preciso ter feito o Enem entre 2011 e 2013 e ter tido uma média minima de 600 pontos, mas a nota de corte deve ser mais alta. As taxas cobradas para estudar na universidade são dez parcelas de 700 euros (cerca de R$ 2,1 mil). Pelas estimativas da instituição, o aluno deve precisar de mais 500 euros (R$ 1,5 mil) mensais para se manter. A universidade prestará auxílio aos alunos para buscar moradia e a concessão de visto.
Intercâmbio
Cerca de 2 mil brasileiros estudam na Universidade de Coimbra, aproximadamente 9% do total de alunos da instituição. Os aprovados na seleção poderão participar do programa de mobilidade no ensino superior da União Europeia. Assim, é possível estudar em outras instituições do continente por um ou dois semestres.
Coimbra é a instituição portuguesa de ensino superior mais antiga. Ela foi a primeira instituição do país a anunciar a adoção do Enem como forma de seleção de brasileiros. Depois dela, a Universidade da Beira Interior (UBI) também decidiu aderir a este sistema.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem