O ranking anual Shangai Ranking divulgado nesta segunda-feira (15) indicou que, das mil melhores universidades do mundo, 21 são instituições brasileiras e públicas. Ao todo, foram avaliadas 2.500 universidades ao redor do mundo na edição de 2022.
O levantamento divulga apenas a posição exata das cem primeiras universidades. A partir da centésima primeira posição, as instituições são agrupadas entre as centenas.
A USP (Universidade de São Paulo) aparece como melhor colocada entre as brasileiras, entre a 101ª e 150ª posição. Em seguida, vem a Unicamp (Universidade de Campinas) na posição 301 a 400 e UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) figurando na posição entre 401 e 500.
Também aparecem na lista, nesta ordem, Unesp (Universidade Estadual Paulista), UFPR (Universidade Federal do Paraná), UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), UFV (Universidade Federal de Viçosa), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), UFF (Universidade Federal Fluminense), UnB (Universidade de Brasília), UFC (Universidade Federal do Ceará), UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), UFPel (Universidade Federal de Pelotas), UFBA (Universidade Federal da Bahia), UFG (Universidade Federal de Goiás), UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
O ranking é realizado anualmente desde 2013 pela empresa de consultoria independente Shangai Ranking Consultancy e leva em conta seis critérios, entre eles o números de artigos publicados em revistas conceituadas, com a Science, e o números de prêmios Nobel recebidos pelos graduados ou professores da instituição.
As 15 melhores universidades do mundo, segundo o ranking, são compostas por instituições de ensino dos Estados Unidos e do Reino Unido. Em primeiro lugar está a Universidade de Harvard. Em seguida, estão a Universidade de Stanford, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, a Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e a Universidade da Califórnia em Berkeley.
A avaliação também analisa a performance das universidades em áreas específicas do conhecimento, dividindo-as em cinco categorias: ciências médicas, ciências sociais, ciências da vida, ciências naturais e engenharia. Neste tópico de avaliação, foram analisados 54 cursos e áreas, e o Brasil está nos 50 melhores do mundo em seis dessas áreas, como Tecnologia dos Alimentos na Unicamp, na 14ª posição, e Odontologia na USP, na 15ª.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.