A presidente Dilma Rousseff recebe o presidente da Irlanda, Michael D. Higgins, no Palácio do Planalto. Foto: José Cruz/ABr
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assinou nesta terça-feira (9) acordos de cooperação internacional com o presidente da Irlanda, Michael Higgins. A previsão é que, nos próximos três anos, sejam concedidas 2 mil bolsas de estudos pelo programa Ciência sem Fronteiras a alunos brasileiros de graduação em instituições irlandesas de ensino superior. Elas valem para cursos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
A Irlanda também firmou convênios de cooperação acadêmica com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade de Brasília (UnB) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Para estudar fora, você provavelmente vai precisar comprovar a sua proficiência na língua em que fará o curso. O Guia do Estudante tem uma plataforma para te ajudar a tirar o certificado de Inglês! Conheça clicando aqui.
Em discurso, Mercadante explicou o porquê da parceria com o país: “É preciso reconhecer o alto padrão irlandês na educação. O interesse é levar o Programa Ciência sem Fronteiras para firmar mais uma parceria intensa, garantindo boa formação para os estudantes e pesquisadores brasileiros e, assim, aproximar ainda mais a relação diplomática com a Irlanda.”