Alunos de escolas públicas de SP terão lousas digitais e tablets na sala de aula
Investimento em tecnologia será de R$ 5,5 bilhões em dez anos
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo publicou nesta quarta-feira (4) um edital com detalhes sobre o Projeto Aula Interativa, que vai fornecer recursos tecnológicos para aprimorar o ensino do ensino fundamental (para o 6º ao 9º anos) e médio da rede estadual.
O projeto pretende integrar às aulas conteúdos digitais interativos e equipamentos como lousas digitais, projetores, tablets para os estudantes, rede sem fio, servidores e ferramentas de suporte. Serão elaborados conteúdos baseados no material já usado pelas escolas e os professores serão treinados para se adequar à nova tecnologia. Segundo a Secretaria, isso deve beneficiar cerca de 3 milhões de estudantes e mais de 160 mil docentes.
– Alunos entendem mais de computador e internet do que professores, mostra pesquisa
"Além da elaboração de conteúdos de forma adequada às novas tecnologias e às necessidades do aprendizado de nossos alunos, o foco do projeto Aula Interativa está também na formação continuada de nossos professores, tendo como objetivo a melhoria da qualidade do ensino", afirmou Herman Voorwald, secretário da Educação do Estado de São Paulo.
Uma empresa privada será responsável por toda a instalação, manutenção e atualização tecnológica dos equipamentos e formação dos professores. O edital publicado na quarta-feira estabeleceu o regulamento para que empresas apresentem propostas para a parceria, que terá investimento de cerca de R$ 5,5 bilhões em 10 anos. O contrato será assinado no início de 2013.
LEIA TAMBÉM– Notícias de vestibular e Enem