A USP (Universidade de São Paulo) perdeu a dianteira no Qs World University Ranking e deixou de ser a melhor universidade da América Latina. Do ano passado para cá, a brasileira caiu oito posições, e foi do 85º lugar para o 93º. Por outro lado, a UBA (Universidade de Buenos Aires) saltou 14 casas, para o 71º lugar, e assumiu a liderança entre os países vizinhos. Depois da USP, a próxima brasileira a aparecer na lista é a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), na 232ª posição geral.
Segundo o ranking, os critérios que derrubaram a USP nesta edição foram a queda do número de citações por docentes e a pouca mobilidade acadêmica com outras universidades do mundo, registrando um baixo número de estudantes e docentes estrangeiros. Neste último quesito, a UBA é referência na América Latina.
+ Intercâmbio na Argentina: conheça opções acessíveis e de qualidade
A classificação da USP, por indicadores
- Reputação acadêmica: 40º
- Reputação entre empregadores: 87º
- Proporção de professor para estudante: 646º
- Citações científicas: 456º
- Número de estudantes estrangeiros: 701+
- Corpo docente internacional: 701+
- Sustentabilidade: 67º
- Empregabilidade: 27º
- Rede internacional de pesquisa: 60º
Quem é a Universidade de Buenos Aires
A UBA, Universidade de Buenos Aires, tornou-se, segundo esta edição do Qs World University Ranking, a melhor instituição de ensino superior da América Latina. Fundada em 1821, ela é a maior universidade do país, com mais de 300 mil estudantes, e também é gratuita. Entre seus ex-alunos estão presidentes e até laureados com o Prêmio Nobel.
A universidade é um destino famoso para estudantes de outros países da região que desejam cursar Medicina, já que o processo de ingresso é mais facilitado que os vestibulares das faculdades brasileiras, por exemplo.
Além de atrair alunos estrangeiros, um outro indicador da UBA que chama atenção é a proporção de professores por aluno, comparável a das melhores universidades do mundo.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.