O Brasil abriga sete das dez melhores universidades da América Latina. Isso é o que aponta o THE Latin America University Ranking, divulgado nesta sexta-feira (14). Os números foram levantados pelo Times Higher Education (THE), que compila dados de 197 universidades espalhadas por 13 países. O ranking das latino-americanas é encabeçado pela Pontíficia Universidade Católica do Chile, seguida da Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Das sete universidades brasileiras que aparecem nas dez primeiras posições do ranking, seis são públicas.
O ranking coloca o Brasil como o país mais bem colocado no que se refere à pesquisa e ensino, além de contar com a maior média geral entre todos os países participantes – 51,3 em 100. Ao todo, o Brasil é o país que aparece mais vezes no THE Latin America University Ranking, com 73 universidades, seguido pelo Chile (30), Colômbia (29), México (26), Equador (13) e Peru (10).
Este é o sexto ano consecutivo que a USP aparece como segunda melhor universidade da América Latina. Outras brasileiras, como a Unifesp e a UFSC, também se destacaram ao saltar cinco posições em relação ao ano passado.
Para elencar as instituições, o THE Latin America University Ranking considera aspectos como citações acadêmicas, empregabilidade, perspectivas internacionais, ensino, pesquisa e outros.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.