6 livros cobrados nos vestibulares em promoção na Amazon
Comece a se preparar para os maiores vestibulares do país desde já!

Se você está se preparando para os vestibulares da USP (Universidade de São Paulo), a Fuvest, ou da Unicamp (Universidade Estadual Paulista), sabe que a lista de leituras obrigatórias pode pesar tanto na rotina quanto no bolso. Porém, o GUIA DO ESTUDANTE tem uma boa notícia: alguns desses livros estão em promoção na Amazon!
Para facilitar sua vida, fizemos a seleção de 6 deles para que você possa começar as leituras o quanto antes. E o melhor: economizando! Confira.
+ Obras Unicamp 2026: veja a lista de livros obrigatória no vestibular
1 – Opúsculo Humanitário (1853) – Nísia Floresta
Leitura obrigatória da Fuvest, a obra de Nísia Floresta destaca a educação feminina como essencial para o avanço da sociedade, refletindo o pensamento progressista da autora. Ela critica o legado colonial e os métodos punitivistas, propondo uma reforma que inclua a mulher como sujeito da mudança.
2 – Nebulosas (1872) – Narcisa Amália
Leitura obrigatória da Fuvest, os poemas líricos de Narcisa Amália são uma expressão vívida de sensibilidade e introspecção, refletindo temas femininos e uma conexão profunda com a natureza. Em paralelo, sua poesia também carrega um forte compromisso social, especialmente na defesa da abolição da escravatura.
3 – As Meninas (1973) – Lygia Fagundes Telles
No livro, leitura obrigatória da Fuvest 2026, três narradoras se alternam: Lorena, Lião e Ana Clara. São estudantes universitárias que moram em uma pensão. A obra explora o universo das jovens durante uma greve estudantil. Uma leitura que exige atenção e fôlego, já que nem sempre é possível identificar o narrador, que pode simplesmente mudar no meio de um parágrafo.
4 – Prosas seguidas de odes mínimas (1992) – José Paulo Paes
Leitura obrigatória da Unicamp, o livro é composto por 33 poemas que se dividem em dois blocos – “prosas” e “odes mínimas”, daí o título da obra. De tom autobiográfico, o autor recorda passagens banais da sua própria vida para refletir temas grandiosos e universais, como a memória, a morte e até a política. José Paulo Paes (1926-1988) foi um poeta da terceira fase do Modernismo.
5 – A vida não é útil (2020) – Ailton Krenak
Leitura obrigatória da Unicamp, o livro de Ailton Krenak está dividido em cinco textos e aborda temas como o sistema econômico capitalista, consumismo e devastação ambiental, modo de vida ocidental e produtivismo, o mito da sustentabilidade, o poder econômico e político das grandes corporações e a limitação do conceito de humanidade.
+ As ideias de um pensador indígena para adiar o fim do mundo
6 – No seu pescoço (2017) – Chimamanda Ngozi Adichie
Leitura obrigatória da Unicamp, nos doze contos que compõem o volume encontramos a sensibilidade da autora voltada para a temática da imigração, da desigualdade racial, dos conflitos religiosos e das relações familiares. Brincando com a linguagem, Chimamanda usa as palavras para fugir do óbvio, construindo uma narrativa sobre solidão no conto que dá o título do livro, escrito em segunda pessoa.
*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon e recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio dos links indicados nesta página. A seleção de produtos segue critérios exclusivamente editoriais. O estoque disponível refere-se ao momento da publicação desta matéria.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.