Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

4 boas bolsas de estudo oferecidas por governos e embaixadas

Bolsas têm em comum o fato de serem muito generosas – na maior parte das vezes incluem passagens aéreas e as despesas do estudante no país

Por Nathalia Bustamante, do Estudar Fora
Atualizado em 23 ago 2017, 19h00 - Publicado em 23 ago 2017, 17h17
4 boas bolsas de estudo oferecidas por governos e embaixadas
(joaoscarceus/iStock)

Bolsas do governo são, de uma perspectiva diplomática, uma forma de países demonstrarem seu comprometimento com a cooperação internacional e desenvolvimento global. Mas estes programas também têm o objetivo claro de atrair os melhores talentos para as suas instituições de ensino – não à toa, governos de países como Estados Unidos, Austrália e Austrália (cujas universidades estão sempre na liderança dos rankings internacionais) desenvolveram programas de bolsas de estudos oferecidas para estudantes internacionais através de suas embaixadas ou representações internacionais.

Estas bolsas têm em comum o fato de serem muito generosas – na maior parte das vezes incluindo passagens aéreas e as despesas do estudante no país. Por outro lado, elas também oferecem diversos benefícios para o país que as oferece: os bolsistas são uma fonte importante de talento e habilidades e, claro, contribuem para a diversidade das universidades que os recebem.

Fique ligado!

Para estudar fora, você provavelmente vai precisar comprovar a sua proficiência na língua em que fará o curso. O Guia do Estudante tem uma plataforma para te ajudar a tirar o certificado de Inglês! Conheça clicando aqui.

Além disso, bolsas de estudos oferecidas por embaixadas também são uma ferramenta importante para que os países fortaleçam seu “soft power”, por estarem investindo na formação de futuros líderes e aumentando a relevância das suas pesquisas.

A pedido do Estudar Fora, especialistas do Clipping CACD selecionaram quatro destas bolsas oferecidas por embaixadas para as quais brasileiros podem se candidatar. Confira!

Continua após a publicidade

Chevening – bolsas do governo do Reino Unido

As bolsas de estudo Chevening são concedidas desde 1983 pelo governo britânico para alunos de mais de 160 países, incluindo o Brasil, que tenham sido aprovados em universidades do Reino Unido. Hoje, existem cerca de 43.000 ex-bolsistas Chevening pelo mundo.

Em geral, as bolsas são concedidas para programas de pós-graduação de um ano (mestrado ou MBA). Candidatos das mais diversas áreas (humanas, exatas e biológicas) podem concorrer.  “É um processo longo e burocrático. Durou quase um ano, mas de fato é a melhor coisa que eu fiz na vida”, conta Olga Correia, que se formou em Educação Física no Brasil e foi à Universidade de Loughborough para o seu mestrado em Gestão do Esporte. Confira aqui as dicas que ela dá para quem quer se candidatar à Chevening!

MEXT – bolsas do governo do Japão

Em parceria com a Embaixada do Japão no Brasil, o governo Japonês oferece as bolsas MEXT, que garantem, além da isenção das anuidades dos cursos, também passagem de ida e volta para o país, curso de língua japonesa e um valor para manutenção do estudante no país – que pode variar entre 3 e 5 mil reais mensais.
As candidaturas devem ser feitas através dos consulados ou embaixadas do Japão no Brasil ou através de recomendação das universidades japonesas. Os pré-requisitos variam para cada modalidade – confira aqui mais detalhes.

Continua após a publicidade

Eiffel – bolsas do governo da França

O Ministério de Relações Exteriores e Desenvolvimento Internacional da França oferece o programa de bolsas Eiffel, que concede a estudantes estrangeiros bolsas de estudo para realizar o mestrado ou doutorado no país.

As bolsas são oferecidas diretamente às universidades francesas. Portanto, para concorrer ao benefício, é preciso primeiro ser admitido ao programa de mestrado ou doutorado de interesse e manifestar à escola o desejo de concorrer às bolsas.Estudantes de mestrado selecionados pelo programa receberão 1.181 euros mensais e os de doutorado, 1.400. Também estão inclusas as passagens aéreas, seguro saúde e ajuda de custo para atividades culturais. A bolsa não inclui a anuidade da universidade, mas os estudantes contemplados também podem se candidatar paralelamente a bolsas oferecidas pela instituição.

DAAD – bolsas do Governo da Alemanha

O DAAD – ou Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – é a maior organização de financiamento de bolsas do mundo. Desde sua fundação, em 1925, o DAAD já apoiou mais de 1,9 milhão de estudantes com programas de intercâmbio por todo o mundo.

Os programas de bolsa do DAAD dividem-se por formação, área e formato da bolsa. Existem programas desde graduandos até doutores e professores universitários nas mais diversas áreas, entre elas medicina, engenharia, música, arte, esporte, matemáticas, ciências naturais, direito, economia, ciências sociais, língua e estudos culturais, medicina veterinária, agronomia, engenharia florestal e nutrição.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Para cada uma dessas áreas, é possível encontrar formatos de bolsa bem diversificados. Podem ser visitas de estudo (com duração de 7 a 12 dias), formação sanduíche, estágios e pesquisas de curta duração (até 6 meses), assim como bolsas de estudo ou pesquisa completa (de 6 a 36 meses, dependendo da formação e do programa).

“Quando eu consegui minha bolsa, creio que o que me destacou foi minha paixão pelo que faço, meu encanto por evoluir e minha necessidade de estar fora da minha zona de conforto”, conta Natália Garcêz, que ganhou uma bolsa para fazer seu mestrado em Design na Alemanha (e sem falar uma palavra de alemão!).

Este artigo foi originalmente publicado por Estudar Fora, portal da Fundação Estudar

Publicidade

4 boas bolsas de estudo oferecidas por governos e embaixadas
Universidades
4 boas bolsas de estudo oferecidas por governos e embaixadas
Bolsas têm em comum o fato de serem muito generosas – na maior parte das vezes incluem passagens aéreas e as despesas do estudante no país

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.