O vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) começa neste domingo (14) com a primeira fase. 80 mil inscritos vão concorrer a 6.484 vagas em 155 cursos de 19 campi espalhados pelo estado de São Paulo.
Entre os cursos oferecidos estão as carreiras de Administração, Arquitetura, Direito, Jornalismo, Medicina, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas.
Disciplina e dedicação nos estudos durante o ano são essenciais para o sucesso na prova. Mas outras coisas, que podem parecer detalhes, se mostram muito importantes para se dar bem. Já pensou no que comer no sábado? Ou se a previsão é de chuva no dia da prova? Pois é, essas coisas não se aprendem na escola ou no cursinho, mas merecem atenção! Confira:
Como é o vestibular
- Serão 90 questões de múltipla escolha: 30 de linguagens e códigos (português, inglês e artes); 30 de ciências da natureza e matemática (química, física, biologia e matemática); e 30 de ciências humanas (história, geografia e filosofia).
- O vestibular da Unesp não usa a TRI (Teoria de Resposta ao Item), sistema usado pelo Enem. Então sua média não vai cair se você acertar a questão no chute. Mas ninguém espera que você se dê bem assim, né? Responda consciente e com seriedade! O professor Alberto Francisco do Nascimento, coordenador de vestibular do Anglo, aconselha não deixar questões em branco: “É para pensar o máximo nela, tentar eliminar alternativas”, diz.
Na véspera da prova
Material
- Separe o que você vai levar para o exame. Além de ser obrigatória a apresentação do RG, você precisa levar lápis preto, apontador, borracha, caneta esferográfica azul ou preta e régua transparente.
- Você não poderá levar equipamentos eletrônicos, apostilas, livros, anotações, protetor auricular, boné, gorro, chapéu e óculos de sol.
- Melhor organizar tudo agora, enquanto tem tempo. Não deixe tudo para o dia seguinte. Então já separe a sua roupa! (dê uma olhada no item a seguir).
Fique de olho no céu!
- Você não vai querer passar quatro horas dentro de uma sala num dia de muito sol com calça e blusa de lã, não é mesmo? Também não vai ser fácil ir de regata e bermuda e passar frio durante todo o exame. Então fique atento à previsão do tempo da sua cidade para não se prejudicar.
- Conferir se vai chover também é importante. Se for percorrer algum trecho a pé da sua casa até o local do exame, fique atento. Não vai querer chegar ensopado… E você pode calcular como estará o trânsito. Quando chove, tudo fica mais lerdo: carro, ônibus, metrô… Melhor sair de casa mais cedo e garantir que vai chegar na hora.
Planeje seu tempo e o transporte
- Nada pior do que se preparar por um ano ou mais para uma prova e, no grande dia, você não fazê-la porque bateu com a cara na porta! Por isso, planeje-se para chegar no horário. Melhor, chegue com antecedência!
- Portões abrem às 13h. A Vunesp, que organiza o exame, pede para chegar nesse horário, apesar da prova ter início às 14h.
- Durma cedo! Nada de balada ou papo com os amigos na internet até altas horas da noite.
- Planeje com seus pais como chegarão ao local do exame: vejam um mapa, estudem a rota e decidam se vão usar carro ou transporte público. Com isso dá para estimar o tempo. Mesmo assim, não saia de casa em cima da hora, sempre deixe uma folga, saia antes! O professor Alberto aconselha que se visite o local de prova no sábado para conhecer os arredores e as vias de acesso.
Alimentação
- Não coma nada que não está acostumado, nunca se sabe se pode dar alergia ou indigestão. Também nada de abusar nas frituras e comidas muito gordurosas.
No dia da prova
Horário
- Acorde cedo. Para isso coloque o celular, o despertador, o pai, a mãe e o papagaio para te despertar.
- Saia no horário e não se esqueça de tudo aquilo que checou no dia anterior: rota, trânsito, previsão do tempo…
Material
- Lembra-se daquele material que você separou na véspera? Então, não se esqueça de levá-lo, ok?
Alimentação
- Nada de abusar no café-da-manhã e no almoço. Fuja também das gorduras e frituras. Uma massa com molho de tomate e uma carne leve, como frango, são uma boa pedida.
Leve para comer durante o exame coisas leves: água, uma barra de cereais, frutas. Chocolate é bom também para repor as energias.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem