10 cursinhos populares com inscrições abertas em todo Brasil
Com a pandemia, diversos cursinhos passaram a oferecer a modalidade de ensino remoto ou híbrido
Os estudantes de baixa renda que não conseguiram se inscrever em um curso preparatório para as provas deste ano podem respirar tranquilos: ainda tem muito cursinho popular com inscrições abertas.
Os cursinhos populares são ótimas opções tanto para quem se prepara para o Enem quanto para os vestibulandos que miram em provas específicas, como a Fuvest ou a Unicamp. Gratuitos ou com mensalidades mais em conta, vários deles são oferecidos pelas próprias universidades públicas e levam em conta o perfil socioeconômico dos candidatos.
Durante a pandemia, muitos também reformularam a metodologia e hoje oferecem turmas online, presenciais ou híbridas. Com isso, mesmo se algum cursinho que agrada pela qualidade ou valor estiver em outra região do Brasil, vale a pena conferir se ele oferece aulas online.
Abaixo, listamos 10 cursinhos populares, gratuitos ou de valores acessíveis, que ainda estão com matrículas abertas. Confira:
SP
A Associação Cultural de Educadores e Pesquisadores das Universidades de São Paulo (ACEPUSP) é uma instituição sem fins lucrativos, composta por formados e formandos das diversas universidades públicas do país.
Período de matrículas: abertas para as turmas extensivas de março
Turno: manhã, tarde e noite durante os dias da semana; aos sábados, das 07h50 às 18h30
Início das aulas: 28 de março (dias de semana), 26 de março (aos sábados)
Projeto sem fins lucrativos organizado por graduandos da própria Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP. Formado em 2002, oferece um cursinho pré-vestibular de qualidade e de baixo custo.
Período de matrículas: aberto até 17 de abril, para as turmas de sábado de maio
Turno: aos sábados, das 08h00 às 18h30
Início das aulas: 21 de maio
Projeto de educação formado pelo Grêmio Politécnico da USP em 1987. O Cursinho da Poli tem como missão a inserção dos estudantes em universidades públicas e, apesar de não ser gratuito, oferece pacotes com valores mais acessíveis.
Período de matrículas: abertas para as turmas extensivas de março
Turno: manhã, tarde, noite ou integral, dependendo do curso escolhido
Início das aulas: 19/03, 21/03 ou 22/03, dependendo do curso escolhido
Projeto de educação da ONG Meraki, o curso popular Mafalda foi criado em 2011 e tem como missão preparar os estudantes de escolas públicas para entrada nas universidades do país.
Período de matrículas: abertas para a turma online
Turno: à noite, a partir das 19h00
Início das aulas: 28 de março
Criado em 2002, o cursinho Maximize é um projeto sem fins lucrativos e, por essa razão, oferece um curso pré-vestibular a valores mais acessíveis.
Matrículas abertas
- extensivo Pré-vestibular + ENEM;
- turma de maio Pré-vestibular + ENEM;
- semi-extensivo de agosto Pré-vestibular + ENEM;
- Intensivo ENEM;
Turno: manhã, tarde, noite e sábados
Início das aulas: final do mês de março, maio e agosto
ES
O Projeto Universidade Para Todos, também conhecido como “o cursinho da UFES” (Universidade Federal do Espírito Santo), foi criado em 1996, e tem como principal objetivo levar conhecimento de qualidade a todos que desejam ingressar num curso superior público.
Período de matrículas: abertas para o extensivo ENEM
Turno: matutino, vespertino e noturno
Início das aulas: em março
O cursinho popular Atitude foi criado para preparar estudantes de baixa renda e escolas públicas para os vestibulares. Trata-se de uma ONG e os cursos são gratuitos.
Período de matrículas: inscrições abertas até 05/04 para a turma extensiva
Turno: online
Início das aulas: em 12/04
MG
Criada em 2009, a Associação Pré-PUC & UFMG tem como missão integrar o aluno na área educacional e prepará-lo para o ensino superior. Os cursos são oferecidos a valores mais acessíveis.
Período de matrículas: abertas para as turmas Pré-ENEM Presencial e Pré-ENEM à distância
Turno: matutino, vespertino, noturno e aos sábados
Início das aulas: em março
PR
A ONG Em Ação foi fundada em 2002 por iniciativa de acadêmicos voluntários. Tem como missão preparar gratuitamente os alunos de baixa renda para o vestibular.
Período de Matrículas: abertas para a turma extensiva, até 28/03
Turno: sábados e domingos, das 08h00 às 20h00
Início das aulas: 23/04
CE
Criado há 36 anos, em 1986, o Projeto Novo Vestibular é uma iniciativa da Universidade Federal do Ceará com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior.
Período de matrículas: inscrições abertas até este sábado, 19/03, para turmas extensivas gratuitas
Turno: Segunda à sexta-feira, período noturno, das 18h20 às 21h40
Início das aulas: 04/04
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.