Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

10 citações de filósofos que podem ser usadas na redação

Não se preocupe em decorar, o importante é se apropriar da ideia de um autor e passá-la para o papel com as suas próprias palavras; veja como fazer

Por Luccas Diaz
Atualizado em 5 out 2022, 16h57 - Publicado em 4 out 2022, 19h50
O Pensador
 (Wikimedia Commons/Reprodução)
Continua após publicidade

Vai fazer o Enem 2022? Baixe grátis o GUIA DO ENEM! São mais de 90 páginas com tudo o que você precisa saber sobre a prova. Clique aqui para baixar!

 

Para se sair bem na redação, além de treinar muito é fundamental construir um bom repertório sociocultural. O próprio manual de redação do Enem afirma, na página 20, que para o candidato ter pontuação máxima na competência 2, ele deve desenvolver o tema “por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo”.

Como repertório sociocultural, pode-se entender uma citação, um livro, um artigo, um filme, uma obra de arte ou qualquer outra informação que converse diretamente com a argumentação defendida pelo estudante.

Na hora da prova, nem sempre é fácil recordar de referências mais complexas, especialmente se você não está tão familiarizado com o tema. Em momentos como estes, é saudável ter alguma carta na manga. Ou seja, algumas frases coringas que podem servir em variados contextos.

Separamos uma lista de 10 citações de grandes filósofos que podem ser utilizadas em diferentes temas. Mas atenção: tentar encaixar alguma referência que não apresente uma boa – e justificada – conexão com o texto pode ser tão desvantajoso quanto não trazer nenhuma. Por isso é preciso parcimônia e sabedoria na hora de aplicá-las!

Detalhe importante: para usar uma citação, a norma culta ensina que é necessário colocar a frase entre aspas. Mas se você não lembrar a frase exatamente como disse o autor, não há problema algum em usar o discurso indireto, também chamado de paráfrase, como no exemplo a seguir: No século 18, o filósofo Voltaire pontuou que poderia discordar totalmente das ideias de seu interlocutor, mas defenderia até a morte o direito que a pessoa tem de proferi-las. Note que aspas não foram usadas por não se tratar das palavras exatas do autor. Em suma, o importante não é decorar, mas se apropriar da citação e colocá-la no texto com suas palavras. Veja mais abaixo a frase exata proferida por Voltaire.

1. “E o que é senão ignorância, a mais reprovável, acreditar saber aquilo que não se sabe?” – Sócrates

Sócrates
(Juliana Moreira/Guia do Estudante)
Continua após a publicidade

Em outras palavras, reconhecer a própria ignorância é o primeiro passo para a busca da verdade – e o contrário, acreditar saber o que, na verdade, não se sabe, seria a pior das ignorâncias.

Sócrates defendia que a verdade não é propriedade de nenhum homem, e ser filósofo é estar numa incessante busca por ela: “A vida não refletida não vale a pena ser vivida”. Sócrates acreditava que a reflexão pessoal e a meditação eram as maiores fontes de sabedoria. A postura do filósofo era de comprometimento na busca da verdade.

Você pode usar essa frase em textos que abordem temas como: a infodemia e o fenômeno da pós-verdade.

2. “Enquanto os filósofos não forem reis, ou os reis não tiverem o poder da filosofia, as cidades jamais deixarão de sofrer.” – Platão

Platão
(Juliana Moreira/Guia do Estudante)

A filosofia de Platão pode ser vista como uma resposta ao fracasso e à decadência da democracia ateniense. O autor do mito da caverna difundiu os conhecimentos filosóficos pela Grécia e fundou a Academia (que ganhava esse nome por se reunir no Jardim de Academo), escola onde se estudava filosofia e se praticava ginástica. Para ele, uma forma ideal de governo seria aquela conduzida e dominada por filósofos – ou seja, os mais sábios deveriam governar, ou deveria ser um imperativo governar com sabedoria.

Continua após a publicidade

Você pode usar essa frase em textos que abordem temas como: a desvalorização da educação, a defesa da ciência e os regimes autoritários.

3. “Uma andorinha não faz verão.” – Aristóteles

Aristóteles
(Juliana Moreira/Guia do Estudante)

Em sua obra Política, Aristóteles escreveu a sua famosa definição segundo a qual “o homem é um animal político”. Isto é, um ser que, por ter o discurso racional, se realiza na comunidade e não pode ser compreendido fora de suas relações com seus semelhantes. Em “Ética a Nicômaco”, Aristóteles escreve que “uma andorinha não faz verão”.  Como as andorinhas, na época do calor, vivem juntas, o filósofo diz isso para lembrar que o indivíduo não deve ser entendido (e julgado) isoladamente.

Você pode usar essa frase em textos que abordem temas como: a importância da coletividade, o valor da democracia e o papel do homem perante a sociedade.

4. “Todo o prazer intelectual e toda a felicidade se baseiam no fato de ter uma pessoa com quem se comparar e em relação a quem se sentir superior.” – Thomas Hobbes

Thomas Hobbes
(Juliana Moreira/Guia do Estudante)
Continua após a publicidade

Para Thomas Hobbes, o homem não é um animal político ou social, como dizia Aristóteles, mas um lobo egoísta e interesseiro, que sempre quer saciar seu apetite. O desejo de se preservar é a fonte mais abundante dessa guerra, que nos instiga a ver o próximo como um inimigo. Para alcançar nosso insaciável desejo de poder, estaríamos sempre matando, subjugando e repelindo o próximo. Afinal, o homem só encontra a felicidade por comparação com os outros homens, ou seja, sua felicidade depende da miséria do próximo.

Você pode usar essa frase em textos que abordem temas como: as inclinações da natureza humana, o preconceito, as relações de poder e as guerras.

5. “Não concordo com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la”. – Voltaire

Voltaire
(Juliana Moreira/Guia do Estudante)

A frase acima não é comprovadamente de autoria de Voltaire, mas é comumente atribuída ao filósofo. Além disso, ela pode ser lida como uma síntese de sua filosofia. Apaixonado pela razão e admirador de filósofos como Descartes, Newton e, sobretudo, John Locke, sua principal defesa foi a do livre pensamento. Mas é preciso cuidado para não atribuir a Voltaire uma defesa irrestrita da liberdade. Segundo ele, quando um discurso prega a supressão dos direitos de outra pessoa, deixa de ser liberdade de expressão e torna-se discurso de ódio.

Você pode usar essa frase em textos que abordem temas como: a liberdade de expressão, a intolerância ideológica, a falta de diálogo, e o papel da imprensa.

Continua após a publicidade

6. “Todo homem que tem o poder é tentado a abusar dele (…). É preciso que, pela disposição das coisas, o poder freie o poder.” – Montesquieu

Montesquieu
(Juliana Moreira/Guia do Estudante)

No mais famoso capítulo de “O Espírito das Leis”, Montesquieu formulou a célebre separação e distinção entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, os quais deveriam se autorregular. “É preciso que, pela disposição das coisas, o poder freie o poder”, evitando, assim, o despotismo. O filósofo buscava um equilíbrio estático, uma mistura de poderes tão hábil e prudente que se autorregulasse.

Você pode usar essa frase em textos que abordem temas como: o sistema democrático, o papel dos três poderes, a importância da constituição e a fiscalização de grandes poderes.

7. “Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre e oficial, em suma, opressores e oprimidos sempre estiveram em constante oposição.” – Karl Marx

Karl Marx
(Juliana Moreira/Guia do Estudante)

Segundo Karl Marx, a história da humanidade é pautada pelas lutas entre as diferentes classes sociais. Ao se desenvolverem, as forças produtivas da sociedade entram em conflito com as relações de produção existentes. O conflito se resolve em favor das forças produtivas. Mas cuidado: a luta de classes não é apenas um confronto armado, mas algo presente em todos os procedimentos institucionais, políticos, policiais e legais que a classe dominante lança mão para obter sua dominação.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Você pode usar essa frase em textos que abordem temas como: os preconceitos estruturais na sociedade, a luta de classes, e a desigualdade social.

8. “Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você.” – Friedrich Nietzsche

Nietzsche
(Juliana Moreira/Guia do Estudante)

Para Friedrich Nietzsche, aquele que luta com monstros deve tomar cuidado para não se tornar também um monstro. O filósofo defendia que o cristianismo teve um papel na decadência do homem e da cultura ocidental. Isso porque os cristãos defendiam uma “moral dos escravos” ou do “rebanho” contra uma “moral dos senhores” ou dos “espíritos livres”. A “moral dos escravos” nega a vontade e o desejo, enquanto a “moral dos senhores” se relaciona com aqueles que afirmam a vida – importante notar que o termo escravo deve ser entendido aqui não no sentido social, mas psicológico.

Você pode usar essa frase em textos que abordem temas como: a natureza humana, e a influência do meio na formação dos seres.

9. “O desejo, por sua natureza, é dor: sua realização traz rapidamente a saciedade; a posse mata todo o encanto.” – Arthur Schpenhauer

Arthur Schopenhauer
(Juliana Moreira/Guia do Estudante)

Além de ser o filósofo da representação, Arthur Schopenhauer é conhecido como o filósofo da vontade. A Vontade é a própria essência do “eu”. Irracional, desprovida de conhecimento, causa em si mesma, sem fundamento, possuidora de um infinito desejo de afirmar-se. No homem, a Vontade é o fundamento do querer viver, do sentimento de posse, do dominar, do afirmar-se – nos outros animais, se expressa como instintos. Daí surge um paradoxo. Estamos a todo momento buscando realizar nossa vontade, que é insaciável.

Você pode usar essa frase em textos que abordem temas como: o consumismo e a superficialidade de relações interpessoais.

10. “Não se nasce mulher: torna-se.” – Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir
(Juliana Moreira/Guia do Estudante)

Simone de Beauvoir é um ícone do pensamento filosófico feminista. Em sua obra “O Segundo Sexo” Beauvoir defende que nenhum destino biológico, psíquico ou econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade. Para ela, é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o “castrado” que qualifica o feminino. Dessa forma, “ser homem” ou “ser mulher” não é um dado natural, mas performático e social, de maneira que, ao longo da história, cada sociedade criou os padrões de ação e comportamento de determinado gênero.

Você pode usar essa frase em textos que abordem temas como: o feminismo, a luta pelo direito das mulheres, e a influência do gênero na sociedade.

Compartilhe essa matéria via:

Quer ter a sua redação corrigida? Na plataforma REDAÇÃO ONLINE você envia o seu texto e recebe uma correção detalhada, de acordo com cada competência do Enem, em até 3 dias úteis! Garanta aqui o seu pacote com 20% de desconto usando o cupom GUIADOESTUDANTE20.  

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

10 citações de filósofos que podem ser usadas na redação
Redação
10 citações de filósofos que podem ser usadas na redação
Não se preocupe em decorar, o importante é se apropriar da ideia de um autor e passá-la para o papel com as suas próprias palavras; veja como fazer

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.