Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Farmácia

Saiba todos os principais detalhes sobre as atividades de um farmacêutico: as áreas de atuação, o mercado de trabalho, os cursos e as instituições de ensino

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 17 Maio 2019, 17h33 - Publicado em 24 Maio 2012, 15h52
Farmácia
(GE/Guia do Estudante)

O farmacêutico estuda a composição de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados e orienta seu processo de fabricação. Pesquisa e testa substâncias que entram na composição de remédios, cosméticos, alimentos e produtos de higiene pessoal. Registra drogas, distribui e comercializa os produtos e verifica se as normas sanitárias estão sendo cumpridas.

Em laboratórios de análises clínicas, faz exames para diagnóstico e acompanhamento de doenças. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas tradicionais ou personalizadas.

O que você pode fazer

Alimentos: analisar a ação de determinadas substâncias no organismo humano e controlar a qualidade dos alimentos.

Análises clínicas e toxicológicas: analisar material biológico para detectar doenças causadas por agentes infecciosos ou intoxicação.

Atenção farmacêutica: orientar pacientes em drogarias, laboratórios e indústrias farmacêuticas.

Área ambiental: controlar a qualidade da água, do solo e do ar em determinadas regiões.

Biologia molecular: fazer análises laboratoriais envolvendo técnicas de biologia molecular, em exames como o de paternidade.

Bioquímica clínica: analisar exames para verificar as alterações do organismo detectáveis por testes laboratoriais.

Cosmetologia: formular cosméticos e produtos de higiene em indústrias e farmácias de manipulação. Atuar no controle de qualidade desses produtos.

Farmácia clínica: acompanhar pacientes submetidos a tratamentos longos. Assessorar médicos e enfermeiros.

Farmacovigilância: analisar medicamentos e cosméticos para saber se cumprem o que prometem ao consumidor.

Gestão: comandar um departamento na indústria farmacêutica, administrando custos, projetos e pessoal.

Medicamentos: pesquisar e testar princípios ativos e novas drogas na indústria farmacêutica.

Pesquisa clínica: observação clínica de pacientes que recebem medicamentos novos no mercado.

Vendas: comercializar medicamentos em drogarias ou diretamente para hospitais e postos de saúde. Preparar remédios personalizados, conforme prescrição médica.

Vigilância sanitária: analisar e controlar medicamentos, insumos para laboratórios ou alimentos.

Mercado de Trabalho

O mercado farmacêutico brasileiro é o oitavo maior do mundo e poderá chegar à quinta posição até 2021, de acordo com a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma). Ele é impulsionado pelo tamanho da população, o aumento da renda e a ampliação de programas governamentais de assistência farmacêutica.

Fábricas de medicamentos e cosméticos e laboratórios de análises clínicas são grandes empregadores e procuram profissionais bem qualificados, como os bacharéis. No primeiro semestre de 2016 foi registrado um crescimento de 30% na demanda por gestores na indústria farmacêutica. O setor público, representado pelas farmácias populares e pelos serviços de vigilância sanitária, é outro tradicional empregador, que vem crescendo a cada ano.

Os graduados podem, ainda, atuar na área científica de pesquisa, biologia molecular e toxicologia forense. Em 2014, foi promulgada a lei que exige o farmacêutico em qualquer local de dispensação de medicamentos, o que tornou obrigatória a presença do profissional nas farmácias privadas, bem como nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), elevando a procura pelo graduado.

As regiões Sudeste e Sul são os maiores mercados, com, respectivamente, 38% e 28% dos farmacêuticos empregados no país, conforme dados do Conselho Federal de Farmácia. Mas as perspectivas são boas no Norte e no Nordeste. “Há um movimento de valorização desses profissionais nessas regiões, onde ainda são escassos”, ressalta Taís Maria Bauab, coordenadora do curso de Farmácia e Bioquímica da Unesp, em Araraquara (SP).

Curso

Matérias das áreas de biologia, física e química acompanham o aluno durante todo o curso. Entre as disciplinas profissionalizantes estão toxicologia e tecnologia farmacêutica e de cosméticos. As aulas práticas, em laboratório, ocupam grande parte da carga horária. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso.

Duração média: 5 anos.

Outro nome: Farmácia-Bioquímica.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado

Você também pode se interessar por:

Publicidade
Farmácia
Mundo do Trabalho
Farmácia
Saiba todos os principais detalhes sobre as atividades de um farmacêutico: as áreas de atuação, o mercado de trabalho, os cursos e as instituições de ensino

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.