Saneamento Ambiental
Os cursos para tecnólogo em Saneamento Ambiental preparam para atuar no ramo da construção civil e nos serviços de saneamento
Assim como o engenheiro sanitarista, o tecnólogo trabalha com saneamento básico, construindo e supervisionando a instalação de sistemas e redes de água, esgoto, lixo industrial e doméstico.
Fiscaliza a qualidade da água e o tratamento do esgoto, bem como gerencia o armazenamento do lixo em aterros sanitários e usinas de compostagem. Também planeja e implanta campanhas de educação sanitária e ambiental.
A falta de profissionais qualificados ainda é um desafio no mercado de trabalho. Por isso, os formados não costumam encontrar dificuldades para conseguir emprego.
O setor público é um empregador tradicional, nas secretarias de Meio Ambiente, órgãos e agências ambientais, e a oferta é grande em todo o país, com ênfase nas capitais e outros grandes centros urbanos.
Os cursos para tecnólogo em Saneamento Ambiental preparam para atuar no ramo da construção civil e nos serviços de saneamento.
O currículo segue a estrutura da grade curricular do bacharelado, com disciplinas gerais, como biologia, geografa e cartografa, e outras específicas, como legislação, drenagem, instalações prediais hidráulicas e saneamento rural.
Para se formar, o aluno deve apresentar um trabalho de conclusão e cumprir estágio.
Duração média: 3 anos.
Outro nome: Hidráulica e Saneam. Amb.
Curso
Legenda:
CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤
O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).
Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:
$ - Até 500,00 reais
$$ - De 500,01 a 750,00 reais
$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais
$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais
$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais
n/i - Valor não informado