Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Rádio, TV e Internet

Este bacharel produz conteúdo em vídeo, áudio e multimídia. É sua função criar, produzir, editar ou dirigir programas de rádio, TV ou internet

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 22 Maio 2019, 17h32 - Publicado em 8 jun 2012, 18h10
Rádio, TV e Internet
(GE/Guia do Estudante)

O bacharel em Rádio, TV e Internet produz conteúdo em vídeo, áudio e multimídia. É sua função criar, produzir, editar ou dirigir programas de rádio, TV ou internet.

Ele monta e coordena a grade de programação de uma emissora e redige roteiros de programas de ficção, como novelas e séries, ou de não ficção, como jornais e reality shows. Também chefia equipes de gravação e de produção de programas jornalísticos, educativos e de entretenimento, e orienta cenógrafos, marceneiros e eletricistas na construção de cenários. Atua como comentarista, apresentador ou locutor.

Pode também ter seu próprio canal no YouTube ou produzir narrativas transmídia, que integram diferentes linguagens e meios de comunicação.

Trabalha em emissoras de rádio e TV comerciais, educativas ou comunitárias, agências de publicidade e em produtoras de vídeo e de programas para transmissão via internet.

O que você pode fazer

Criação: elaborar roteiros e programas, vinhetas e chamadas de programas para rádio e TV.

Coordenação de programação: organizar a programação da emissora, definindo os programas que serão produzidos e os horários de exibição, segundo critérios comerciais e de audiência.

Direção: liderar a equipe de produção. Supervisionar a produção de um programa e a criação de quadros, cuidando do conteúdo e da qualidade técnica.

Edição: selecionar sons, imagens e textos que farão parte de cada programa radiofônico ou televisivo.

Gestão: administrar o funcionamento de empresas do setor ou de áreas específicas, como comercial, financeira, marketing, além de gerir dados, como os de audiência.

Produção: providenciar a infraestrutura para que o programa seja realizado e transmitido, preparando entrevistados, providenciando material de apoio, cuidando de cenários e equipamentos e solicitando o suporte técnico e logístico para as gravações.

Roteiro: escrever narrativas para novelas, minisséries ou filmes. Preparar blocos de programas em emissoras de rádio e TV.

Técnica: operar equipamentos de gravação de imagem e som, iluminação e edição.

Mercado de Trabalho

A lei de incentivo à produção nacional nas emissoras de TV por assinatura, que exige uma cota mínima de programas nacionais na grade da TV paga, abre demanda para esse profissional.

O número de títulos nacionais para a TV paga passou de 1.711 para 3.344 produções entre 2012 e 2016. Até a Netflix, que não é uma emissora de TV, mas uma provedora de filmes e séries via streaming – e, portanto, não está obrigada a cumprir a lei –, já começou a produzir séries no brasil. “Eles precisam de material com potencial de venda no exterior”, diz o professor Renato Tavares, coordenador do curso de rádio, TV e internet da Universidade Anhembi Morumbi (SP).

A produção de conteúdos para a internet também eleva a procura pelo graduado, que pode atuar como empreendedor. Empresas de rádio e TV ainda são as maiores empregadoras, mas há vagas em produtoras independentes, que produzem programas para as emissoras de TV e rádio.

As melhores ofertas estão nas áreas de produção e edição de imagens, como no eixo Rio-São Paulo.

Curso

Oferece formação generalista na área de comunicação social, com foco nas atribuições práticas em rádio e TV, como criação, direção, produção e edição de produtos radiofônicos e televisivos.

O currículo aborda a produção de videográfcos, representações gráficas em vídeo, empregadas na TV, no rádio, na internet e outras mídias digitais, como tablets e celular.

Há muitas disciplinas de ciências Humanas e Sociais, como sociologia, filosofa, teoria da comunicação e história da arte. Depois, começam as matérias específicas, como roteiro, direção, cenografia, produção e criação em imagem e som.

As escolas costumam exigir trabalho de conclusão de curso.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Comun. Soc. (rádio, TV e internet); Radialismo.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado

Você também pode se interessar por:

Publicidade
Rádio, TV e Internet
Mundo do Trabalho
Rádio, TV e Internet
Este bacharel produz conteúdo em vídeo, áudio e multimídia. É sua função criar, produzir, editar ou dirigir programas de rádio, TV ou internet

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.